Dados do Trabalho


TÍTULO

APENDICITE CONCOMITANTE A DOENÇA INFLAMATORIA INTESTINAL – RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

A apendicite é a principal causa de abdome agudo cirúrgico. Ocorre principalmente em homens jovens, entre 15-19 anos, sendo de baixa prevalência em idosos. Já no sexo feminino, tem mais ocorrência entre os 10-14 anos. A principal etiologia é a obstrução do lúmen do órgão por hiperplasia linfoide. Entretanto, em idosos, a etiologia mais comum é a obstrução por fecalito. Já as doenças inflamatórias intestinais tem etiologia desconhecida e causam uma reação inflamatória na mucosa do trato digestivo. Sendo assim, a doença inflamatória intestinal deve ser um diagnóstico diferencial diante de quadros clínicos compatíveis com apendicite aguda, visto que o paciente pode passar por procedimento cirúrgico e o apêndice estar normal.

RELATO DE CASO

A.D.R, 71 anos, feminino, buscou atendimento devido à quadro álgico difuso que evoluiu para fossa ilíaca direita, há 12 horas, associado à náuseas e hiporexia. Relata ritmo intestinal a cada 8 dias e evacuou um dia antes devido ao uso de laxante. Relata presença de doença de chagas, hipercolesterolemia e hipotireoidismo. Ao exame físico, sinal de Blumberg positivo e Murphy ausente. Foi solicitado hemograma, que evidenciou leucocitose, e tomografia de abdome com contraste, que revelou espessamento do apêndice cecal, além de espessamento parietal com distensão líquida de ceco. A hipótese diagnóstica foi de apendicite e doença inflamatória intestinal. Foi indicada apendicectomia e foi feita laparotomia explorada devido ao diagnóstico de apendicite complicada, com incisão mediana infraumbilical. Pós-operatório com boa evolução, sem complicações, porém, presença de dor abdominal no 3º dia de pós-operatório.

DISCUSSÃO

Sabe-se que a prevalência da apendicite é maior do que a prevalência das doenças inflamatórias intestinais. Entretanto, esse último deve ser utilizado como diagnóstico diferencial, visto que o quadro álgico é semelhante nas duas patologias. Entre as doenças inflamatórias intestinais, enfatiza-se a Doença de Crohn, que pode apresentar localização da dor semelhante a dor na apendicite aguda. Sendo assim, caso o paciente receba somente o tratamento da apendicite aguda, poderá apresentar, posteriormente, novo quadro doloroso e febril, em virtude de ser uma doença cíclica. Além disso, não se deve descartar a ocorrência dos dois processos concomitantemente, sendo a apendicite tratada por procedimento cirúrgico e a doença inflamatória por tratamento clínico, que inclui o uso de medicamentos e dieta, podendo ser necessária, também, a cirurgia, a depender do caso. Diante disso, ressalta-se a importância dos diagnósticos diferenciais, evitando que seja realizado procedimento cirúrgico na ausência de inflamação do apêndice, e da presença de patologias concomitantes, exigindo atenção para o processo álgico, valorizando todos os sintomas apresentados para que o paciente receba o tratamento adequado e eficiente, obtendo melhora total.

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

UNICEPLAC - Distrito Federal - Brasil

Autores

ANGÉLICA SOUZA DUARTE, CAROLLINE DAMAS DE ANDRADE OLIVEIRA, GABRIELLA FERNANDES TRINDADE, ELLEN CRISTINE PACHECO RAMOS, SILAS FERNANDES CUNHA JUNIOR, JOÃO PAULO SANTOS TENÓRIO, VITOR VINICIUS QUEIROZ DE SOUSA