Dados do Trabalho


TÍTULO

APRESENTAÇAO ATIPICA DE ENDOMETRIOMA: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

A endometriose é definida como a presença de tecido endometrial em localização extrauterina. Estes sítios ectópicos localizam-se usualmente na pelve, mas podem ser encontrados em qualquer outro lugar do corpo. Os locais mais frequentes de implantação são as vísceras pélvicas e o peritônio. Embora seja uma desordem ginecológica comum, sua prevalência é desconhecida, o que é explicado pelo fato da cirurgia representar o único método confiável para o diagnóstico, porém não é realizada em pacientes assintomáticas ou sem achados clínicos sugestivos da doença. O trato intestinal é a localização mais comum da endometriose extragenital. Corresponde a 5% dos casos de endometriose diagnosticados, sendo o reto e o sigmoide responsáveis por 70-93% das lesões. A invasão celular pode atingir toda extensão da parede intestinal e causar obstrução intestinal.

RELATO DE CASO

R.R.B, 39 anos, feminina, encaminhada para investigação de anemia com necessidade prévia de transfusão e dor em FID há 6 meses, associada a melena três dias antes da consulta e perda ponderal pouco significativa. Negava febre, diarréia e outros sintomas. Ausência de comorbidades, cirurgias prévias ou uso de medicações. Ao exame: BEG, eupnéica, hipocorada ++/4+, hidratada, normocárdica. Abdome flácido, doloroso à palpação profunda em FID, sem peritonismo, sem massas palpáveis, RHA+. Realizou EDA, sem achados significativos. Foi submetida a colonoscopia, evidenciando-se ceco de aspecto deformado pela presença de lesão polipoide friável e sangrante com 3cm (biopsiada). Exames laboratoriais com anemia discreta (Hb: 10.8), sem leucocitose; VHS: 75mm; PCR 60; Fe: 27; IST: 7,8%; Ferritina: 29; PCR:60. O resultado do histopatológico da lesão só veio compatível com tecido de granulação. Foi submetida a laparotomia, com exérese da lesão cecal. A biópsia de congelação realizada no intraoperatório evidenciou neoplasia maligna de padrões epitelióide e fusocelular. Foi realizada colectomia parcial direita, com ileocoloanastomose latero-lateral e miomectomia subserosa. O resultado do histopatológico da lesão confirmou tecido ovariano com endometriose cística e cistos foliculares e o do produto da colectomia direita confirmou o diagnóstico de endometriose intestinal envolvendo as camadas subserosa e muscular própria. As margens cirúrgicas estavam livres. Paciente evoluiu bem, recebendo alta quatro dias após o procedimento, sem complicações, estando atualmente assintomática.

DISCUSSÃO

A forma e a localização atípicas apresentadas pela patologia no caso em tela, pseudotumor de ceco sangrante, demonstram a relevância da presente exposição, bem como da necessidade do debate para uma melhor compreensão da doença. Visto que, segundo os dados epidemiológicos disponíveis, o comprometimento cecal ocorre em 9% dos casos de endometriose intestinal, e que no período menstrual, cerca de 48% das pacientes relatam sangramento.

Área

GINECOLOGIA

Instituições

FACEULDADE DE MEDICINA NOVA ESPERANÇA - Paraíba - Brasil

Autores

Marcela Rolim da CRUZ, Adriano Philippe Lisboa Bustorff Quintão, Bruno Amorim Menezes da Silva, Julie Catherine Neves Guimarães da Costa, Vanessa de Miranda Fraga, Juliana Barbosa Lima, Fernando Salvo Torres de Mello