Dados do Trabalho


TÍTULO

PERCEPÇÃO ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE UM SIMULADOR DE APENDICECTOMIA VIDEOLAPAROSCOPICA DE BAIXO CUSTO EM ESTUDANTES DE MEDICINA

OBJETIVO

Com o aparecimento das técnicas de cirurgia minimamente invasiva, durante o século XX, surgiram também alguns outros desafios, principalmente, com relação à parte de ensino. Nessa cirurgias, apareceram problemas como a percepção da profundidade, a orientação espacial e a limitação de espaço para as manobras, levantando a necessidade de se procurar maneiras para auxiliar o treinamento dessas habilidades psicomotoras, além do estudo da técnica cirúrgica em si. Dessa forma, o trabalho atual justifica-se na avaliação da percepção de alunos de medicina acerca de um modelo de baixo custo de apendicectomia.

MÉTODO

O treinamento do procedimento cirúrgico foi realizado em um modelo, que imitava o Intestino Delgado, Intestino Grosso, o Apêndice, o Mesoapêndice e a Artéria Apendicular. Os órgãos foram desenhados em feltro e preenchidos com espuma para almofadas, depois costurados na forma do órgão, o apêndice foi feito separado do intestino grosso e sua ligação foi feita a partir de velcro, já o mesoapêndice foi feito com um saco plástico preenchido com a mesma espuma e com uma corda vermelha para representar a artéria apendicular, depois esse material foi colocado ao redor do apêndice.

RESULTADOS

Desses, 7 (50%) já haviam tido contato com a laparoscopia. Quando perguntados sobre a ergonomia proporcionada pelo simulador, todos os 14 (100%) participantes responderam que concordavam, pelo menos parcialmente, que o simulador se mostrou ergonomicamente confortável. No que diz respeito à possibilidade do simulador reproduzir os movimentos realizados com as pinças, 100% dos participantes concordaram, de maneira, ao menos, parcialmente, com a afirmação. Outra assertiva que foi questionada, foi a questão do campo visual proporcionado pelo simulador, nesse ponto, 10 (71,4%) concordaram que ele permitiu a execução da tarefa, no entanto, outros 3 (21,4%) discordaram parcialmente da afirmação. Nesse contexto, quando perguntados a respeito da qualidade dos materiais que constituíam o simulador, 8 (57,1%) concordaram totalmente que ele foi construído com materiais de qualidade satisfatória e outros 5 (35,7%) dos estudantes concordaram parcialmente com o tema. Quanto a facilidade de reprodução do simulador 10 (71,4%) responderam concordaram totalmente com o fato de o simulador poder ser facilmente reproduzido. Já quando questionados sobre a possível utilização do simulador para o treinamento do procedimento e sobre a capacidade do simulador de se aproximar ao procedimento real, todos os 14 (100%) dos estudantes responderam que concordavam, pelo menos parcialmente, com essas assertivas.

CONCLUSÕES

Diante do exposto, houve a comprovação de que o procedimento simulado conseguiu unir qualidade de materiais, baixo custo de produção, reprodutibilidade e uma similaridade com o procedimento real, na visão dos estudantes de medicina.

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Unifor - Ceará - Brasil

Autores

Rodrigo Teófilo Parente Prado, Heron Kairo Sabóia Sant’Anna Lima, Douglas Marques Ferreira de Lima, Lara Poti Nobre, Francisco Julimar Correia de Menezes