Dados do Trabalho
TÍTULO
MODELOS EXPERIMENTAIS DE MIOSITE: REVISAO DE LITERATURA
OBJETIVO
Este estudo objetiva comparar diferentes métodos de indução de miosite, com o intuito de fornecer melhores condições para a escolha da alternativa correta para a finalidade de cada estudo.
MÉTODO
Uma busca sistemática foi realizada nas bases de dados Pubmed/Medline com a seguinte combinação de descritores: (models, Animal AND experimental) AND myositis. Foi encontrado um artigo (Animal Models in myositis), que foi utilizado como referência para a busca dos demais, que consistia nos diferentes métodos utilizados para a indução da miosite. Com base no artigo referência, foram inclusos os demais artigos que continham informações sobre os métodos de indução e as suas respectivas vantagens.
RESULTADOS
10 artigos foram encontrados e considerados relevantes para a pesquisa, sendo que 4 induziam a miosite por meio do Ácido Acético (concentrações 1%, 5% e 10%) (40%), 3 por meio da Proteína C (30%), 2 por meio da miosina do músculo esquelético de coelhos (20%), e 1 por meio da imunização por laminina (10%). 40% dos ratos utilizados são da espécie Rattus novergicus, da linhagem Wistar, além dos ratos das espécies Mus musculus 40%) e ratos silvestres (10%).
Os modelos experimentais obtidos por meio do Ácido Acético têm como vantagens o baixo custo, além da obtenção da inflamação por meio da menor concentração testada nos artigos (1%). A indução por meio da Proteína C apresenta como vantagem a obtenção de uma inflamação clinicamente significativa no músculo esquelético dos modelos. Já a indução por meio da miosina de coelhos contém numerosas proteínas que podem ser os antígenos patogênicos, sendo assim importante para procurar um único antígeno miogenético. E a indução através da imunização por laminina induz uma miosite de nível moderado a grave, causando a doença de maneira mais grave, se comparada com a indução por ácido acético.
CONCLUSÕES
Assim, a pesquisa mostrou que dentre os 4 principais métodos de indução da miosite, a mais acessível seria a obtida pelo Ácido Acético, tendo um baixo custo, além de produzir a doença em níveis satisfatórios, mesmo em baixas concentrações. Os outros métodos possuem suas vantagens específicas, sendo extremamente necessárias para abranger as diferentes maneiras que a Miosite pode acometer os seres humanos, possibilitando o seu estudo e assim, a sua posterior resolubilidade.
Área
EXPERIMENTAL / PESQUISA BÁSICA
Instituições
LCE / UEPA - Pará - Brasil
Autores
BERTHO VINÍCIUS ROCHA NYLANDER, LUIZ HENRIQUE ABENSUR VIEIRA, LETÍCIA LIMA BRANCO, GUSTAVO CELEIRA DE SOUSA, CAMILLA CRISTINA PEREIRA LEITÃO, LIDUÍNA MORAES CASTRO, GISELLE ALMEIDA COUCEIRO