Dados do Trabalho


TÍTULO

METHODS TO AVOID THE INFLUENCE OF DIABETES IN SURGICAL FLAPS RATS MODELS- LITERATURE REVIEW

OBJETIVO

OBJETIVO: Este estudo almeja levantar os efeitos de substâncias químicas e técnicas utilizadas para aumentar a sobrevida de retalhos cirúrgicos em ratos diabéticos

MÉTODO

MATERIAIS E MÉTODOS: Foi realizada uma revisão sistemática utilizando as bases de dados Pubmed e Lilacs, com a combinação de descritores: “Diabetes” AND “Surgical flaps” AND “Rats”. Houve a inclusão de todos os artigos publicados nos últimos cinco anos escritos nas línguas inglesa e portuguesa, enquanto que aqueles, cujo tema não estava relacionado ao objetivo do estudo, foram excluídos.

RESULTADOS

RESULTADOS: Foram encontrados 15 artigos por intermédio do mecanismo de busca, que contemplavam os critérios de inclusão. Nesses estudos, foi utilizada a espécie Rattus novergicus das linhagens Wistar e Sprague-Dawley. Embora haja variação na dose utilizada, todos os estudos executaram a indução de diabetes por meio da administração de injeções de estreptozotocina. Todos os estudos sobre os efeitos de substâncias químicas e outras técnicas nos retalhos cutâneos de ratos diabéticos obtiveram resultados positivos, aumentando a sobrevida destes. Entre essas substâncias pode-se citar o ácido clorogênico aplicado por meio de injeções intra-arteriais locais em retalhos cutâneos abdominais. Outro produto químico utilizado foi o reverastrol, o qual promoveu neovascularização, aumento da densidade de fibroblastos e redução da necrose. Já a terapia com carnitina sistêmica mostrou uma correlação entre sua utilização e níveis elevados de fibronectina. Ademais, o ácido trans-retinóico regula diversos processos celulares, como a migração. Enquanto a atorvastatina promoveu a neovascularização e elevou o número de células progenitoras epiteliais recrutadas. Além da atorvastatina, a toxina botulínica do tipo A demonstrou efeito vasodilatador em ratos diabéticos. Em consonância, a deferoxamina e a terapia com células tronco do tecido adiposo aumentaram a expressão de HIF-1α e VEGF, que favorecem a sobrevida de retalhos perfurantes abdominais, cujas complicações perioperatórias são estimuladas pela diabetes. Outro estudo desenvolveu uma nova câmara de retalho para ratos isquêmicos que promove melhores resultados comparados com o modelo tradicional de suturas. Outrossim, o pré-condicionamento isquêmico possui efeitos benéficos em retalhos adiposo-cutâneos. Até mesmo as células-tronco mesenquimais já foram usadas de modo a gerar a diminuição de áreas de necrose em ratos diabéticos. Por fim, um dos estudos demonstrou que o campo de pulsos elétricos reduziu significativamente a área necrosada em retalhos musculocutaneos.

CONCLUSÕES

CONCLUSÃO: O efeito negativo da diabetes na recuperação de retalhos em ratos pode ser amenizado pelo emprego de técnicas e substâncias, as quais atuam no aumento da quantidade de células progenitoras endoteliais e no restabelecimento de sua função, estimulando processos relevantes para a sobrevida do retalho, como a neovascularização, a exemplo do ácido trans-retinóico.

Área

EXPERIMENTAL / PESQUISA BÁSICA

Instituições

LCE - Pará - Brasil

Autores

Daniela Ferreira Tramontin, Eric Lins Soeiro, João Pedro Reis Costa, Juan Enrique Moraes Da Costa, Camila Cristina Pereira Leitão, Liduina Moraes Castro, Giselle Almeida Couceiro