Dados do Trabalho


TÍTULO

INTUSSUSCEPÇAO JEJUNO-JEJUNAL IDIOPATICA NO ADULTO

INTRODUÇÃO

A intussuscepção intestinal no adulto é uma condição rara decorrente da invaginação de uma alça intestinal em seu segmento adjacente. Foi reportada pela primeira vez em 1674 por Barbette em Amsterdam. Atualmente, representa 5% dos casos registrados dessa patologia e 1-5% das causas de obstrução intestinal no adulto. O presente relato justifica-se pela raridade de sua descrição a fim de contribuir com discussões a serem realizadas acerca do tema.

RELATO DE CASO

Paciente W.Q, sexo masculino, 40 anos, etilista crônico, há quatro dias iniciou quadro de dor em abdome inferior, náuseas, vômitos e três episódios de melena. Inicialmente manteve estabilidade hemodinâmica, mas cerca de 12 horas após admissão, apresentou piora clínica, com dor abdominal difusa, sinais de choque e insuficiência respiratória (IR). Em radiografia de tórax foi visualizado pneumoperitônio. Paciente submetido, na urgência, à laparotomia exploradora, na qual foi evidenciado intussuscepção jejuno jejunal, necrose do segmento telescopado, cerca de 60cm, e perfuração no ângulo de Treitz. Realizada enterectomia segmentar de todo o segmento necrosado, anastomose duodeno-jejunal término-lateral e drenagem da cavidade. Paciente apresentou boa evolução em UTI, sem intercorrências ou sinais de fístula. No 9º DPO, cerca de 14 horas após alta da UTI, evoluiu com IR e PCR, o que culminou com o óbito.

DISCUSSÃO

Há poucos relatos de intussuscepção entérica idiopática do adulto. Diferentemente da população pediátrica, em que a intussuscepção intestinal mostra-se sem causa definida na grande maioria dos casos; nos adultos, ela apresenta uma lesão patológica subjacente identificável, com destaque a doenças malignas e lesões benignas como divertículo de Meckel, lipomas e síndrome de Peutz-Jeghers. A intussuscepção em adultos pode ser gastroentérica, enteroentérica, enterocolica ou colocolônica. Apresentamos aqui um caso de intussuscepção jejunal proximal idiopática em um adulto sem motivador identificável. A intervenção cirúrgica é obrigatória em todos os casos de intussuscepção em adultos. Nos casos de redução da etiologia pós-laparotômica, a intussuscepção sem ressecção é indicada desde que o intestino envolvido seja viável. Em todos os outros casos, a ressecção é considerada tratamento padrão, no entanto, o papel da redução é controverso.

Área

INTESTINO DELGADO

Instituições

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - Minas Gerais - Brasil

Autores

MAYZA DE KASSIA GOMES BUENO, LEANDRO JAIME BARRETO COSTA, CAROLINE ERICA MOISES, CAIO FAGUNDES QUADROS LIMA, NATHALIA BRAGA PEREIRA, AUTIERI ALVES CORREIA, THERESA CRISTINA ABREU VERSIANI, MILTON CARNEIRO DA SILVA