Dados do Trabalho


TÍTULO

CLIPAGEM DO NERVO FRENICO POR VIDEO-TORACOSCOPIA COMO OPÇAO TERAPEUTICA DE SOLUÇO INTRATAVEL: UM RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

Soluços são fenômenos que consistem em contrações diafragmáticas e dos músculos intercostais subitamente, seguidas de inspiração súbita concomitante ao fechamento transitório da glote, ocasionando ruído característico devido à vibração das pregas vocais. Eles geralmente são de curta duração e benignos. No entanto, em casos raros, podem se tornar persistentes ou intratáveis.

RELATO DE CASO

Homem, 36 anos, admitido com soluços diários há sete meses, com breves intervalos entre as crises, aliviados por vômitos e precipitados por situações de estresse e após ingestão de álcool. Negava adenopatias, febre, alterações do apetite e perda de peso. Fez uso, sem resposta, inibidores de bomba de prótons em dose plena; procinéticos e antieméticos; benzodiazepínicos; gabapentina e corticoide sistêmico. História de etilismo (30 gramas/dia) e ex-tabagista, 10 anos-maço, sem outras morbidades e ausência de cirurgias recentes. O exame físico não apresentava alterações. Laboratório demonstrava hemograma, glicemia, função renal, ionograma e perfil hepático dentro da normalidade. A tomografia computadorizada de crânio e de tórax, ultrassonografia do abdome e endoscopia digestiva alta não mostraram alterações relevantes. O paciente foi submetido à avaliação neurológica, cárdio-vascular e otorrinolaringológica, sem detecção de anormalidades. Diante da completa refratariedade ao tratamento farmacológico, foi proposta a realização do tratamento cirúrgico. Optou-se pela clipagem do nervo frênico por vídeo-toracoscopia. A técnica baseou-se na localização e isolamento do nervo frênico esquerdo, com posterior bloqueio por meio da inserção de clipe metálico, na porção mais inferior do hemitórax ipsilateral, próximo ao diafragma. Procedimento sem intercorrências, com interrupção imediata dos soluços. No seguimento de 12 meses, o paciente manteve-se assintomático e sem repercussão da função respiratória, com radiografia de tórax de controle sem alterações.

DISCUSSÃO

O soluço intratável deve ser bem investigado pois gera significativo impacto na qualidade de vida do paciente. Eles podem ocorrer em uma frequência de 4 a 60 soluços por minuto, tornando-se, assim, altamente angustiantes, com comprometimento das atividades diárias e com repercussões sistêmicas. A fisiopatologia dessa condição é ainda mal explicada, porém pode estar relacionada à irritação do nervo frênico ou qualquer perturbação do arco reflexo do soluço. Em casos refratários aos tratamentos conservadores, deve ser discutida com o paciente a possibilidade de uma abordagem cirúrgica. Dentre as opções cirúrgicas, a clipagem do nervo frênico é uma medida que fornece a possibilidade de reversão da função nervosa e a recuperação da função diafragmática. No caso relatado, optou-se pela clipagem unilateral para evitar o risco de paralisia diafragmática bilateral e consequente insuficiência respiratória.

Área

CIRURGIA TORÁCICA

Instituições

UNIMONTES - Minas Gerais - Brasil

Autores

MILTON CARNEIRO DA SILVA, EMANUELLY BOTELHO ROCHA MOTA, VINÍCIUS TURANO MOTA, RAFAEL TURANO MOTA, BÁRBARA BISPO DA SILVA ALVES, CAROLINE ERICA MOISES, MAYZA DE KÁSSIA GOMES BUENO, THERESA CRISTINA ABREU VERSIANI