Dados do Trabalho


TÍTULO

HERNIA INTERNA: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

Hérnias internas são definidas pela protusão de uma víscera através de uma abertura normal ou anormal no peritônio ou mesentério. Sua incidência é menor que 1% do dos casos de obstrução intestinal mecânica. A importância de tal assunto, do ponto de visto acadêmico, surge ao ver estudos na literatura de mortalidade maior que 50% quando essa afecção se apresenta com estrangulamento.

RELATO DE CASO

C.M.B., 70 anos, feminino, foi admitida pela Clínica Médica há 4 meses com quadro de crise hipertensiva grave, associada a náuseas, vômitos e hiporexia. Iniciou-se tratamento para encefalopatia hipertensiva com Nipride e, posteriormente, com anti-hipertensivos orais. Na admissão paciente apresentava Cr de 4,7 e Ur de 128, evoluindo com redução da diurese, necessitando de Terapia Renal Substitutiva. Durante a internação, apresentou quadro de semi-oclusão intestinal com episódios de vômitos fecalóides, sendo passada sonda nasogástrica para melhora clínica. Evoluindo com quadro de sonolência e confusão, estável hemodinamicamente, necessitando de O2 suplementar. Referiu persistência de dor abdominal e vômitos com parada de evacuação e flatos há vários dias, sendo tomadas medidas iniciais de suspensão de anti-hipertensivos e protetor gástrico dobrada. Ao exame físico paciente hipocorada (2+/4+), desidratada (+/4+), desorientada em tempo e espaço, abdome distendido, hipertimpânico, RHA+ metálico bastante reduzido, doloroso a palpação de baixo ventre e FIE. Ao exame de TC de abdome com contraste prévio, distensão de alças de delgado, sobretudo do segmento jejunal até o nível da pelve tendo os segmentos ileais calibre preservado, moderada ascite. Diante da não melhora clínica a conduta foi: uma laparotomia exploradora, que evidenciou grande distenção de alças de delgado e cólon com aderências entre alças, presença de hérnia interna, omento espessado e grande quantidade de líquido ascético na cavidade. Procederam com liberação de aderências entre alças, correção da hérnia interna com retirada de alça no interior do mesocólon. Após foi encaminhada a UTI para suporte clínico.

DISCUSSÃO

As hérnias internas abdominais são situações raras causadas por defeitos congênitos do mesentério ou desenvolvimento embriológico anômalo incluindo a má rotação abdominal. Há diversos tipos de hérnias, com incidências diferentes na população. O diagnóstico dessa moléstia é importante para evitar lesões intestinais como a isquemia e a necrose. A radiologia simples auxilia, mas é a TC com contraste que permite um diagnostico anatômico preciso, assim como ajuda na identificação de complicações agudas e planejamento terapêutico dessa afecção. A cirurgia pode ser aberta ou por via laparoscópica, porém diversos relatos tem mostrado o sucesso da via laparoscópica quando comparada à cirurgia convencional. . Dessa forma, é importante incluir a hérnia interna como uma hipótese diagnóstica em pacientes com quadro de sub-oclusão intestinal de longa data sem alterações claramente vistas no exame físico ou complementar.

Área

PAREDE ABDOMINAL

Instituições

UNICEPLAC - Distrito Federal - Brasil

Autores

ANGÉLICA SOUZA DUARTE, CAROLLINE DAMAS DE ANDRADE OLIVEIRA, SILAS FERNANDES CUNHA JUNIOR, ELLEN CRISTINE PACHECO RAMOS, GABRIELLA FERNANDES TRINDADE, JOAO PAULO SANTOS, VITOR VINICIUS QUEROZ DE SOUSA