Dados do Trabalho
TÍTULO
UTILIZAÇAO DO FIO DE CABELO DE PERUCA NA REALIZAÇAO DE MICROSUTURA
OBJETIVO
AVALIAR A UTILIZAÇAO DO FIO DE CABELO DE PERUCA NA REALIZAÇAO DE MICROSUTURA
MÉTODO
Foram utilizados fios de cabelo sintético de peruca, sendo cada um seccionado medindo 15cm de extensão. Todos os fios sintéticos foram colocados paralelamente ao fio nylon 8-0, de agulhas encastoadas previamente usadas em modelos de treinamento não-vivo, e, então, a parte distal do fio nylon 8-0 foi colada na parte proximal do fio de cabelo sintético, por meio da cola de cianoacrilato, tomando-se cuidado para manter o alinhamento e a integridade dos fios. Uma vez concluído o processo, o microfio feito de peruca está pronto para uso. Para testar sua patênica, foram realizadas microsuturas com o produto desenvolvido em comparação com o fio íntegro de nylon 8-0, microestrutura padrão, em modelo de treinamento microcirúrgico com luva de látex, realizando-se 3 pontos simples em cada tipo de incisão (vertical, horizontal e obliqua).
Após o término do treinamento, a qualidade da sutura de teste e da microestrutura padrão foi avaliada por questionário. O questionário consistiu nos seguintes tópicos: (1) qualidade do fio (tamanho, força, elasticidade) e (2) qualidade geral da estrutura. Os escores de cada categoria foram avaliados por Likertscore.
A análise estatística se escore médio do Likert foi calculado e a qualidade da microssíntese de bricolage em cada categoria foi classificada pelo escore Likert médio (escore 1,00–1,43 = qualidade muito ruim, 1,44–1,88 = de ruim à má qualidade, 1,89–2,32 = má qualidade, 2,33– 2,77 = de má à qualidade justa, 2,78–3,21 = qualidade justa, 3,22–3,66 = de justa à boa qualidade, 3,67–4,10 = boa qualidade, 4,11–4,55 = de boa à excelente qualidade e 4,56–5,00 = excelente qualidade). O teste U de Mann ‐ Whitney foi usado para totalizar a diferença do escore de Likert em cada categoria entre as microsuturas “teste” e “padrão”. Diferença estatisticamente significativa foi considerada se p <0,05.
RESULTADOS
A qualidade do e da microestrutura padrão teve qualidade "boa à excelente” e “ excelente” (média Likert: 4,11–4,55 e, 4,56–5,00 respectivamente) e comparada pelo teste U de Mann-Whitney não mostrou diferença estatisticamente significativa entre estes dois tipos de microsuture (p <0,05). 2. A qualidade geral da sutura do microfio de peruca e da microestrutura padrão teve qualidade “boa à excelente” e “excelente” (média Likert: de 4,33 e 4,77, respectivamente). Comparado com o teste U de Mann-Whitney, a qualidade geral dos dois tipos de microsuturas usadas como material de sutura para treinamento básico em microcirurgia não mostrou diferença estatisticamente significativa (p = 0,13).
CONCLUSÕES
O microfio feita de cabelo síntético de peruca pode ser usado como um material alternativo para treinamento básico em microcirurgia, devido a sua qualidade aceitável, menor custo, fácil produção e disponibilidade em comparação com a microestrutura padrão.
Área
EXPERIMENTAL / PESQUISA BÁSICA
Instituições
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ - Pará - Brasil
Autores
Nayara Pontes de Araújo, Deivid Ramos dos Santos, Neli Miyuki Ramos Sasaki, Emmily Lima Borges, Faustino Chaves Calvo, Renan Kleber Costa Teixeira , Rui Sérgio Monteiro Barros