Dados do Trabalho
TÍTULO
USO DE SIMULADORES EM CIRURGIA VIDEOLAPAROSCOPIA NA FORMAÇAO MEDICA.
OBJETIVO
Comparar a repetição de performances de acadêmicos do segundo ano de medicina da Universidade Luterana do Brasil, na realização de cirurgias videolaparoscópicas simuladas feitas no Centro de Simulação Realística da Faculdade de Ciências da Saúde de Porto Alegre para verificar se há melhora de seus resultados.
MÉTODO
Estudo prospectivo de coorte com 16 alunos de medicina sem experiência prévia em simulação de vídeocirurgia. Os alunos realizaram exercícios simulados e foram avaliados de acordo com os exercícios Coordenação, Navegação por Instrumento e Tempo na Realização dos Procedimentos. Cada tarefa avaliou os acadêmicos de acordo com parâmetros fornecidos pelo próprio sistema do simulador, do modelo LapSim. Após repetição de cada exercício, os resultados obtidos foram comparados entre si e foi verificado se a prática de simulação gerou aprendizado e melhora do desempenho dos alunos.
RESULTADOS
A amostra foi composta por 69% de mulheres e 31% de homens com média de idade de 23,2 anos. Os acadêmicos obtiveram melhora significativa dos resultados na segunda aplicação da simulação. A habilidade na tarefa Navegação por Instrumento foi a que demonstrou melhor evolução no grupo de alunos estudados. O Tempo Total na realização dos procedimentos foi o parâmetro com maior diferença entre as simulações sucessivas.
CONCLUSÕES
Os acadêmicos de medicina apresentaram expressiva melhora de seus desempenhos com a repetição dos exercícios de simulação, demonstrando que os Simuladores de Cirurgia Videolaparoscópica são ferramentas promissoras no treinamento de habilidades e que a utilização dessa metodologia de ensino pode trazer grande benefício na educação médica e contribuir na formação de futuros cirurgiões de forma mais rápida e segura.
Área
EXPERIMENTAL / PESQUISA BÁSICA
Instituições
ULBRA - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
JULIA TONIETTO PORTO, LUCIANO SILVEIRA EIFLER, LUCAS PASTORI STEFFEN, PEDRO HENRIQUE DALL AGNOL, LAETITIA TRINDADE, FELIX KALICHI CASTILHO, MATHEUS BARBIERI