Dados do Trabalho


TÍTULO

CUIDADOS E COMPLICAÇOES NO PRE E POS OPERATORIO

OBJETIVO

Identificar os cuidados pré e pós-operatórios que podem contribuir significativamente com a redução de complicações pós-cirúrgicas.

MÉTODO

Revisão nas bases de dados BVS/BIREME, LILACS, MEDLINE e SciELO, utilizando os termos: “Complicações Pós-Operatórias”, “Avaliação cirúrgica” e “Cuidados pós-operatórios”.

RESULTADOS

Ao realizar uma cirurgia, a equipe pré e pós-operatória deve sempre estar atenta aos cuidados no período cirúrgico a fim de prevenir complicações. O paciente que necessita de intervenção deve ter seu estado hemodinâmico avaliado cautelosamente, levando em consideração o seu estado nutricional, bem como balanços hidroeletrolíticos e ácido-básicos. Além disso, o cirurgião deve ter como prioridade pós-operatória a avaliação rotineira do estado de consciência, as condições de hidratação e balanço hídrico, o estado das condições de ventilação e oxigenação, das condições hemodinâmicas e a observação do estado das cicatrizes cirúrgicas e o funcionamento de drenos, sondas e cateteres. As complicações cirúrgicas podem ser diferenciadas em três tipos: as gerais, que podem acontecer em qualquer indivíduo independentemente do setor a ser operado, as específicas, que estão diretamente relacionadas ao sítio da operação e as especiais, que dependem das afecções clínicas preexistentes. Para realização de um procedimento cirúrgico deve-se sempre avaliar o estado de vulnerabilidade do paciente o qual será submetido ao procedimento operatório a fim de minimizar complicações que possam retardar a sua recuperação. Distúrbios que variem negativamente o estado hemodinâmico do paciente, como alterações hidroeletrolíticas e distúrbios ácido-basicos podem ser a gênese de complicações cirúrgicas que tem a capacidade de tornar-se fatais ou não, por isso devem ser tratados. Desta forma, deve-se compreender os fatores modificáveis e os não modificáveis que irão interferir ativamente no processo operatório, como doenças de base, medicações, infecções e desnutrição. Além disso, as demandas pós-operatórias necessitam de rigorosa avaliação a fim de contribuir com a diminuição das complicações. O controle da dor deve ser estabelecido, pois o quadro álgico pode dificultar a mudança de decúbito, que previne atelectasias e acúmulo de secreções. A elevação da temperatura também é de crucial relevância, pois nas primeiras 24 horas pode ser consequência da elevação do metabolismo e trauma cirúrgico, mas após esse período deve ser realizado o diagnóstico diferencial com infecções, principalmente na presença de fatores sistêmicos como desnutrição, obesidade, infecção concomitante, depressão da imunidade, uso de corticoesteróides e citotóxicos, diabetes melitos, hospitalização prolongada e doenças debilitantes e consumptivas como neoplasias.

CONCLUSÕES

Os cuidados pré e pós-operatórios são cruciais para que se obtenha êxito em procedimentos cirúrgicos, pois eles influenciam diretamente na recuperação e redução das complicações após uma cirurgia.

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Centro Universitário de Patos de Minas - Minas Gerais - Brasil

Autores

Karem Yapuck Pereira de Almeida, Victor Reis Santos, Edson Freire Fonseca