Dados do Trabalho
TÍTULO
USO COMBINADO DE RETALHOS DE ROTAÇAO E AVANÇAMENTO EM RECONSTRUÇAO DE FACE POR TRAUMA
INTRODUÇÃO
É de conhecimento público que os países em desenvolvimento apresentam um alto índice de acidentes automobilísticos com repercussão em atendimentos médicos de urgência. No Brasil, 15,3 % destes acidentes envolvem trauma de face. Este tipo de trauma causa um grande prejuízo funcional, estético e, por consequência, social ao indivíduo, levando-o a problemas psicológicos e baixa produtividade no trabalho. A prevalência desta causa importante de mutilações faciais, associada a diversas outras situações que também levam a esse desfecho - como mutilações provocadas por ressecções oncológicas, ferimentos por arma de fogo, entre outros - acabam fazendo com que a abordagem ao trauma de face seja uma situação muito comum na prática médica, exigindo do profissional um conhecimento profundo de técnicas e opções que possibilitem um tratamento satisfatório aos seus pacientes. O caso a ser apresentado reforça a importância do uso correto dessas técnicas cirúrgicas nos traumas de face, bem como atendimento na urgência hospitalar através de equipes multidisciplinares.
RELATO DE CASO
Paciente feminina, 58 anos, vitima de acidente automobilístico de alta gravidade, com TCE e múltiplas lacerações em face, importante perda de substância, principalmente em lábio superior, chegando a mais de dois terços acometidos. Avaliada primeiramente em sala de emergência e submetida aos protocolos de trauma, que não evidenciaram lesões neurológicas, torácicas ou abdominais. Paciente estável, é transferida para o bloco cirúrgico aos cuidados da equipe de cirurgia plástica. Sob anestesia geral, é realizada abundante lavagem e debridamento cirúrgico dos tecidos, identificando mais claramente a extensão das lesões. Diante da apresentação das lacerações, extensas e profundas, opta-se por uso combinado de retalhos de rotação e avançamento nas regiões mandibular, maxilar e de lábio superior, além de suturas primárias em região frontal e dorso nasal, dando atenção especial a manutenção da funcionalidade bucal da paciente.
DISCUSSÃO
O uso correto de retalhos cirúrgicos é um dos pilares de qualquer cirurgia reconstrutiva. Em situações rotineiramente encaradas, com perda importante tecidual, exposição de estruturas nobres, extensas áreas de lesão, entre outras, a exigência de uma terapêutica além da sutura primária é imprescindível. Em casos como este apresentado, o resultado alcançado só é possível a partir da aplicação prática dos conhecimentos a cerca dos retalhos cutâneos. Com a técnica adequada de manejo dos tecidos consegue-se, de maneira muito mais eficiente, a cobertura das lesões, diminuindo a tensão entre as suturas, mantendo bordas evertidas e melhorando o prognóstico estético-funcional para o paciente.
Área
CIRURGIA PLÁSTICA (Inclusive neoplasias malignas de pele)
Instituições
Ulbra - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
LUCAS PASTORI STEFFEN, JULIA TONIETTO PORTO, PEDRO HENRIQUE CARDOSO DALL'AGNOL, LAETITIA TRINDADE, FELIX KALICKI CASTILHO, MATHEUS PRESA BARBIERI, JULIANA MENEZES ZACHER, LEONARDO OLIVEIRA DA SILVA