Dados do Trabalho
TÍTULO
HERNIORRAFIA INGUINAL UNILATERAL POR VIDEOLAPAROSCOPIA
INTRODUÇÃO
Nesse estudo, os autores buscam descrever o procedimento de herniorrafia inguinal unilateral à direita por via videolaparoscópica (VLC) e avaliar a qualidade do período pós-operatório do paciente em questão e os benefícios da utilização da técnica de VLC. Hérnias são mais prevalentes em homens do que em mulheres (8:1) e as inguinais são as mais prevalentes dentre os demais tipos; dentre estas, a indireta é o tipo mais comum, no qual o saco herniário protunde-se pelo anel inguinal interno, sendo este o local de saída do cordão espermático (homens) e do ligamento redondo (mulheres) do abdome.
RELATO DE CASO
No caso, trata-se de um paciente do sexo masculino, 31 anos, o qual referiu que há cerca de um ano sentiu dores abdominais, na região do epigástrio e que irradiavam para a fossa ilíaca direita, de intensidade moderada, com caráter em pontada, associando o esforço de levantar peso e repouso como fatores de piora e melhora bem definidos, respectivamente. Durante esse período, procurou ajuda médica e foi diagnosticado clinicamente como portador de hérnia inguinal indireta à direita, sem necessidade de tratamento imediato. Fez uso de cetoprofeno por duas semanas para alívio das dores, e após esse período retornou às atividades laborativas e físicas sem sintomas. Há cerca de dois meses, voltou a sentir dores abdominais em fossa ilíaca direita em forte intensidade e com as mesmas características do primeiro episódio. Em novo atendimento médico, foi reiterado seu diagnóstico e foi solicitada uma ultrassonografia de abdome, que não revelou maiores alterações. Foi programada a cirurgia em caráter eletivo para o dia 29/01/2019. No ato cirúrgico, foi utilizada a tela laparoscópica Progrip™ 16x12cm (Direita) no espaço pré-peritoneal para ocluir o orifício herniário. No pós-operatório, o paciente estava lúcido e orientado e negou febre, calafrios ou mal-estar. O paciente recebeu alta cerca de 24h após o procedimento.
DISCUSSÃO
A importância do estudo baseia-se no fato de evidenciar os benefícios da técnica de VLC em detrimento das outras no procedimento de herniorrafia, como encurtar o período de internação pós-cirurgica, menor índice de intercorrências e recidivas com a aplicação dessa técnica e também a possibilidade de retorno às atividades laborais e/ou físicas em um menor espaço de tempo.
Área
PAREDE ABDOMINAL
Instituições
UNIME – União Metropolitana de Educação e Cultura - Bahia - Brasil
Autores
Frederico Henrique Vila Santos, Ícaro Ferreira da Silva Ferreira , Flávio da Costa Cabral, Mannuella Kateb Lemos Pereira Silva, Natália Silveira Campos