Dados do Trabalho


TÍTULO

ANALISE EPIDEMIOLOGICA DAS GASTRECTOMIAS REALIZADAS NO HOSPITAL GOVERNADOR CELSO RAMOS DE JANEIRO DE 2013 A DEZEMBRO DE 2017

OBJETIVO

Determinar perfil epidemiológico, descrição das principais causas e complicações dos pacientes que realizaram gastrectomia total (GT) ou parcial (GP) em um hospital de Florianópolis/SC, de jan/2013 a dez/2017.

MÉTODO

Desenvolvido no Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Governador Celso Ramos, através de um estudo observacional retrospectivo. Analisados prontuários dos 62 pacientes que realizaram gastrectomias e preenchido os instrumentos de coleta de dados especialmente desenvolvidos para o presente estudo. Foram incluídos pacientes que tinham mais de 15 anos, encaminhados via ambulatorial ou emergência e excluídos os prontuários que não continham todas as informações necessárias ou aqueles que realizaram cirurgia para obesidade mórbida. As informações obtidas foram inseridas em um banco de dados com o programa Microsoft Excel e então, analisadas pelo SPSS 20.0. O presente estudo está fundamentado em princípios éticos e atende às exigências das Resoluções n.466/12 e n.251/97 para obtenção de parecer do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. Não existe conflitos de interesses.

RESULTADOS

A amostra foi composta por 62 pacientes, 41 (66,1%) homens e 21 (33,9%) mulheres. Foram realizadas GT em 23 pacientes (37,1%) e GP em 39 pacientes (62,9%). Do total, 79,03% foram indicados por adenocarcinoma, 8,06% por úlcera séptica, 3,23% por GIST e 3,23% por tumores neuroendócrinos. A maioria da amostra (62,9%) possui uma, ou mais, comorbidade. Nas GT, a idade média foi de 61,3 anos, todos realizados em ambiente eletivo, com anastomose esôfago-jejunal e Y-de-Roux. A taxa de complicações foi de 30,4%, tempo médio de alta no pós-operatório de 19,1 dias e 4 pacientes (17,4%) indo a óbito. Nas GP, a idade média resultou em 59,7 anos, a grande maioria (87,2%) em ambiente eletivo, na maior parte do tipo subtotal com 35 pacientes (89,7%) e reconstrução em Y-de-Roux com 35 pacientes (89,7%). A taxa de complicações foi de 12,8%, tempo médio de alta no pós-operatório de 9,8 dias e 3 óbitos (7,7%). Foram realizadas 5 GP de emergência: 4 úlceras pépticas complicadas (10,2%). Uma GP (1,6%) foi realizada por videolaparoscópia. Na amostra total, 8 (12,9%) obtiveram preparo nutricional prévio ao procedimento.

CONCLUSÕES

A maioria da população estudada foi composta por homens, com idade média de 60,5 anos e com uma ou mais comorbidades associadas. A maior parte dos procedimentos foram realizados eletivamente por conta de adenocarcinoma, tipo gastrectomia parcial e reconstrução em Y-de-Roux, sem preparo nutricional prévio e com técnica aberta, com taxa de complicações de 19,3% e de óbito de 11,2%. As gastrectomias vêm ganhando importância ainda maior, principalmente às custas do resultado, muitas vezes, curativo às neoplasias gástricas. Observa-se assim, a necessidade de aprofundar estudos, estabelecer grupos de risco e benefícios com gastrectomias parciais e/ou totais, estabelecer critérios na tentativa de reduzir tempo de internação e complicações pós operatórias.

Área

ESTÔMAGO E DUODENO

Instituições

HOSPITAL GOVERNARDOR CELSO RAMOS - Santa Catarina - Brasil

Autores

AMANDA DE VASCONCELOS MAPELLI, MANOELA NEVES PEITER AMORIM, SAINT CLAIR DE OLIVEIRA