Dados do Trabalho
TÍTULO
DICAS E TRUQUES DO USO DA TOXINA BOTULÍNICA NAS HÉRNIAS INCISIONAIS COMPLEXAS
OBJETIVO
O trabalho tem como objetivo descrever e explicar a técnica de aplicação da Toxina Botulínica A (TBA), como método de expansão abdominal nas hérnias incisional complexas e suas possíveis utilizações.
MÉTODO
Administra-se 50 unidades (Ui) de TBA em 5 pontos de cada lado do abdômen: dois pontos na linha axilar média, um entre o rebordo costal e espinha ilíaca anterossuperior e três pontos entre o músculo oblíquo interno e transverso na linha axilar anterior, utilizando dessa forma 250 Ui em cada lado do abdômen, totalizando 500 Ui por paciente. Os efeitos da aplicação de TBA iniciam-se entre o segundo e quinto dia pós aplicação, atingindo o pico máximo em 6 semanas, podendo manter seu efeito por até 6 meses
RESULTADOS
A TBA por apresentar baixo risco de complicações após sua aplicação, é efetiva, segura e de fácil aplicação ambulatorial em uma única sessão. Comparando-se os métodos de expansão da cavidade abdominal pré-operatória das Hérnias Incisionais Complexas (HIC), a TBA é superior ao pneumoperitônio progressivo pré-operatório, que apresenta possíveis complicações como embolia gasosa, risco de infecção, sangramento no procedimento cirúrgico na instalação do cateter e custos aumentados com múltiplas necessidades de sessões da insuflação do pneumoperitônio.
CONCLUSÕES
Em cirurgias das HIC, a aplicação da TBA no pré-operatório visa a expansão da cavidade abdominal para o fechamento seguro e completo da parede abdominal da parede abdominal.
Área
PAREDE ABDOMINAL
Instituições
FACULDADE SAO LEOPOLDO MANDIC - São Paulo - Brasil
Autores
ANDRE MANUEL ANDRADE PEREIRA, STEFANY GALHARDO De Oliveira, BRUNO Zilberstein, Maurice Yousseff Franciss, Leandro Cardoso Barchi, Willy Petrini Souza, Gil Abdallah Tosta