Dados do Trabalho
TÍTULO
SINDROME PILORICA CAUSADA DEVIDO A INGESTAO DE PACOTE DE COCAINA: RELATO DE CASO
INTRODUÇÃO
O tráfico de drogas é um problema internacional, especialmente no Brasil, onde há uma grande fronteira com os países produtores de cocaína. A prevalência do tráfico de drogas e novos métodos de ocultação tem aumentado. O Brasil faz parte da rota das drogas para países da Europa e dos Estados Unidos.
Atualmente, a palavra “body packer” é geralmente usada para definir um portador de drogas que engole pacotes de drogas ilícitas para escondê-los em seu trato alimentar.
Nosso objetivo ao apresentar este relato de caso é mostrar um exemplo de uma síndrome pilórica rara em um paciente com tamponamento corporal conduzida por cirurgia geral.
RELATO DE CASO
Uma mulher de 37 anos foi levada ao pronto-socorro de um hospital central de Manaus por agentes federais dois dias após a ingestão de pacotes de drogas ilícitas. A paciente se queixava de intenso desconforto abdominal, apresentando sialorréia, náuseas e vômitos.
A tomografia computadorizada foi realizada e revelou como 30 pacotes presos no estômago, apenas um no intestino delgado e 7 na vagina. Como a paciente evoluía sem progressão do conteúdo para o intestino delgado e apresentando sinais de obstrução de trato gastro intestinal, foi submetida a laparotomia exploradora com gastrotomia e recuperação dos 30 pacotes. Os 7 pacotes na vagina foram removidos sob anestesia geral e o do intestino delgado foi conduzido pelo ceco e expelido naturalmente. Ela permaneceu na enfermaria por 5 dias e recebeu alta junto aos agentes federais após esse período.
DISCUSSÃO
O contrabando internacional de cocaína via "body packers" é um problema cada vez mais comum, especialmente no Brasil, onde há uma enorme fronteira com países produtores de cocaína. Esta prática está associada a um risco potencialmente significativo de morbilidade e mortalidade como sintomas de toxicidade da cocaína: (hipertensão, acidose metabólica, agitação, taquicardia, dor torácica, elevação do segmento ST ao eletrocardiograma (ECG), comportamento violento, convulsão), obstrução gastrointestinal e até morte.
No passado recente esses pacientes eram principalmente manejados por conduta cirúrgica, os autores justificaram que métodos alternativos de remoção não eram confiáveis e potencialmente perigosos, estando associados com substancial morbidade e mortalidade e que o manejo era justificado pela qualidade das embalagens, geralmente preservativos de alto risco de ruptura e morte do paciente.
Mais recentemente, porém, uma abordagem conservadora mostrou-se segura e uma classificação para a ruptura de pacotes foi feita.
No caso apresentado, a escolha pela intervenção cirúrgica foi feita com base na presença de sinais de obstrução gastrointestinal, a síndrome pilórica. A endoscopia não foi uma escolha devido à presença de vários pacotes no estômago
Área
URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS
Instituições
Instituto de Cirurgia do Estado do Amazonas (ICEA) - Amazonas - Brasil
Autores
Bruno José da Costa Medeiros, Adriane Alves Byron de Souza, Juan Eduardo Rios Rodriguez, Brígida Thaine Fernandes Cabral, Lucia Tatiana Filgueiras de Souza, Julia Costa Justo