Dados do Trabalho
TÍTULO
IMPACTOS DA CIRURGIA METABOLICA EM PACIENTES PORTADORES DE DIABETES MELLITUS TIPO 2
OBJETIVO
Avaliar variáveis metabólicas no pós-operatório de pacientes com diabetes mellitus tipo 2 submetidos ao bypass gástrico e a influência deste na regressão da diabetes.
MÉTODO
Estudo retrospectivo, quantitativo e observacional com base na análise e revisão de 150 prontuários da clínica Gastrocirurgia de Brasília. Foram utilizados como critérios de seleção pacientes portadores de diabetes mellitus tipo 2, com hemoglobina glicada > 6,5% ou glicemia de jejum >100 mg/dL, submetidos à cirurgia metabólica. As variáveis estudadas foram IMC, glicemia de jejum, hemoglobina glicada triglicerídeos, colesterol e frações.
RESULTADOS
Observou-se uma redução significante de parâmetros metabólicos, como peso, IMC, glicemia, hemoglobina glicada, colesterol total, triglicerídeos e LDL em até 24 meses, inclusive com diminuição da necessidade terapêutica de insulina. Além disso, constatou-se aumento considerável dos valores de HDL em comparação com o período pré-operatório, inclusive a longo prazo, o que está associado a um menor risco cardiovascular. O uso ou não do medicamento metformina e sua correlação com o percentual de perda de peso não foi relevante estatisticamente. Vale ressaltar também o impacto da cirurgia bariátrica na perda de peso que é umas dos fatores de risco para o DM2.
CONCLUSÕES
As alterações observadas no decorrer do período pós-cirúrgico corroboram para a hipótese que a cirurgia metabólica auxilia no controle da DM2, quando tratada a doença metabólica leva à um menor risco cardiovascular.
Área
CIRURGIA DA OBESIDADE - METABÓLICA
Instituições
Gastrocirurgia de Brasília - Distrito Federal - Brasil
Autores
Ray Costa Portela, Ítalo Nunes Vieira, Louizi Oliveira Souza, Anna Martins Carvalho, Leandra dos Reis Nunes, Bernardo Castro Borges, Orlando Pereira Faria, Silvia Leite Faria