Dados do Trabalho


TÍTULO

REALIDADE DO USO DA PROFILAXIA PARA TROMBOSE VENOSA PROFUNDA

OBJETIVO

Verificar através de estudos retrospectivos se a profilaxia da trombose venosa profunda está sendo realizada de forma adequada, assumindo como parâmetro a diretriz nacional estabelecida.

MÉTODO

Foi realizada uma revisão sistemática, retrospectiva, com levantamento de dados dos últimos 5 anos nas bases de dados do SciELO, Pubmed, LILACS e MEDLINE. Foram utilizadas como palavras-chave “trombose venosa” , “trombose”, “terapêutica” e as correspondentes em inglês “thrombosis” “venousthrombosis”, “therapy”.

RESULTADOS

A trombose venosa profunda (TVP) é uma doença de ocorrência multifatorial, tendo como principal complicação o tromboembolismo pulmonar, sendo considerada a principal causa evitável de morte em pacientes hospitalizados. Pacientes considerados de alto risco não precisam rotineiramente de profilaxia medicamentosa sendo recomendada medidas físicas comoelevação dos membros inferiores, movimentação passiva/ativa de membros inferiores, deambulação precoce,meias elásticas de compressão graduada. Para os de risco moderado, alto e muito alto a diretriz sugere o uso de heparina não fracionada ou de baixo peso molecular. Dos 7 artigos analisados, 6 deles foi observado uma subutilização da quimioprofilaxia ou sua utilização de forma inadequada, principalmente nos pacientes clínicos de risco moderada e alto, somente 1 dos artigos analisados apresentou uma aderência acima do encontrado nas literaturas. Apesar de comprovada eficácia, a profilaxia ainda não atingiu níveis satisfatórios.

CONCLUSÕES

A profilaxia medicamentosa para trombose venosa profunda é subutilizada em pacientes com indicação para recebê-la, tanto por clínicos quanto por cirurgiões. A importância e os benefícios de uma correta e efetiva profilaxia medicamentosa estão bem documentados, sendo amplamente defendidos por reduzir as ocorrências de TVP.

Área

CIRURGIA VASCULAR

Instituições

Fapac - Itpac Porto - Tocantins - Brasil

Autores

Camilla Bandeira Oliveira Coelho, Daiany Pereira de Castro, Jessica Fernanda Ferreira Martins, Patrícia Vieira Pires, Bruno de Oliveira Araujo Sousa