Dados do Trabalho


TÍTULO

DIVERTICULO DE MECKEL: UM CASO CIRURGICO

INTRODUÇÃO

O Divertículo de Meckel (DM) é a anomalia congênita mais comum do trato gastrointestinal, sendo considerado um divertículo verdadeiro por sua composição semelhante a parede intestinal. Com incidência que varia de 0,6% a 4%, apenas 6% destes apresentam complicações, dentre elas a hemorragia, inflamação, perfuração e obstrução. Acomete o sexo masculino na proporção de 2:1 e localiza-se preferencialmente no íleo terminal, a 90 cm da válvula ileocecal, tornando-se diagnóstico diferencial das afecções da fossa ilíaca direita, como a apendicite. Os exames de Cintilografia para pesquisa de Divertículo de Meckel, a tomografia computadorizada e ultrassonografia podem ser úteis na elucidação diagnóstica. Relatamos caso de lactente com história de DM.

RELATO DE CASO

Paciente feminina, 16 meses de idade, 10 kg, admitida com quadro de melena importante há 10 dias, sem outros sintomas. Relata quadro semelhante aos 7 meses com resolução espontânea. Aleitamento materno exclusivo até os 5 meses, nega outras comorbidades. Ao hemograma demonstra hemoglobina de 5,1 g/dL, hematócrito 17,2% e alteração de TTPa. Em bom estado geral, ativa, hidratada, hipocorada (1+/4+), com diurese preservada. Ecodoppler abdominal sem anormalidades e a videocolonoscopia não evidenciou alterações no reto e no cólon. Solicitada Cintilografia para pesquisa de Divertículo de Meckel que mostrou presença de mucosa gástrica ectópica, confirmando diagnóstico de DM. Paciente submetida a laparotomia exploradora com ressecção do ducto onfalomesentérico com 7 cm de comprimento e liberação da aderência do ducto à parede abdominal a 50 cm da válvula ileocecal. Paciente evoluiu sem intercorrências, com alta no 5º dia pós-operatório.

DISCUSSÃO

O DM consiste na obliteração ineficiente do ducto onfalomesentérico que, normalmente, ocorre entre a 5º e a 7º semana intraútero. Geralmente assintomática, mas 40-50% dos casos pediátricos cursam com hemorragia digestiva alta ou baixa, principalmente até os dois anos de idade, o que justificaria o quadro de melena apresentado pela paciente. O sangramento crônico decorrente do DM pode acarretar anemia com quedas significativas de hematócrito e hemoglobina, o que deve ser um sinal de alerta para reconhecimento desta patologia. A Cintilografia para Pesquisa de Divertículo de Meckel é realizada com Tecnecio-99m (99mTc) e é considerada padrão-ouro para seu diagnóstico, com acurácia de 90% em pacientes pediátricos, permitindo a localização de mucosa gástrica ectópica. A conduta cirúrgica é a escolha para casos sintomáticos, podendo ser realizada diverticulotomia ou ressecção ileal seguida de anastomose, para evitar manutenção de tecido ectópico pós-cirurgia. Em casos assintomáticos, a retirada do DM ainda é controversa.

Área

CIRURGIA PEDIÁTRICA

Instituições

Universidade Católica de Brasília - Distrito Federal - Brasil

Autores

Igor Diego Carrijo dos Santos, Laís Ribeiro Vieira, Pedro Henrique Nunes de Araújo, Nathana do Prado Oliveira, Izabela Fernanda da Silva, Maurício Vilela Freire, Camille de Souza Carvalho, Cejana de Mello Campos