Dados do Trabalho
TÍTULO
SINDROME DAS BRIDAS AMNIOTICAS :RELATO DE CASO
INTRODUÇÃO
A síndrome das bridas amnióticas é uma desordem congênita rara que resulta em má formações, podendo atingir quaisquer partes do corpo, chegando a ter como consequências a amputação e o aborto. deformidades clínicas pode ser encontradas, desde simples anéis de constrição a grandes defeitos. podem ser: craniofaciais e viscerais, sendo muito frequentes as dos membros inferiores que consistem em constrições anulares assimétricas, atrofia distal, amputações intrauterinas congênitas, sindactilia e acrossindactilia. tem elevado índice de óbito e incompatibilidade com a vida. Tem incidência de 1:1.200 a 1:15.000 nascidos vivos.Acredita-se que tem etiologia na matriz embrionária, explicada por duas teorias. A primeira, extrínseca, segundo a qual a membrana amniótica que faz contato com a superfície coriônica se rompe fazendo com que haja uma aderência dessa estrutura com os diversos segmentos corporais do feto, levando ao aprisionamento do corpo fetal. Acredita-se ainda, que esse processo ocorra no primeiro trimestre de gestação.
RELATO DE CASO
No caso, a paciente L.M.F., sexo feminino, nascida à termo de parto normal, no dia 14 de maio de 2018, na maternidade Dr. Deodato Cartaxo, na cidade de Cajazeiras, PB apresenta acrossindactilia em ambos os membros superiores e inferiores e bandas de constrição na perna esquerda, além de pé torto congênito, sendo assim diagnosticada com a síndrome de bridas amnióticas, ao nascimento. A mãe relatou ainda que no pré-natal foram realizadas quatro ultrassonografias, incluindo a morfológica, na qual não foram detectados sinais da síndrome. Os exames radiográficos detectaram uma sindactilia, causada por uma compressão vascular no desenvolvimento da criança, além de um pé equinovaro. A conduta será a realização de plásticas reconstrutoras e um tratamento após a correção da deformidade na fáscia da perna.
A paciente necessitou de descompressão cirúrgica, sendo que o objetivo era a preservação dos membros. Ocorrendo a realização do procedimento somente 07 meses após o nascimento. As cirurgias realizadas na mesma foram: Tenólise múltipla em membro inferior esquerdo e Zetaplastia múltipla em perna esquerda, realizadas em etapas, pelo motivo que a mesma está apenas com 07 meses. A primeira parte foi feita dia 18/12/2018, realizada no Hospital Infantil Arlinda Marques em João Pessoa-PB.
DISCUSSÃO
A Síndrome da Banda Amniótica ocorre quando o âmnio sofre alguma ruptura, podendo levar ao aprisionamento de parte do feto. Subsequentemente, haverá o crescimento fetal, mas das "bandas" não, concebendo, assim, as constrições. Esta leva à redução da circulação sanguínea, resultando em anomalias congênitas. Muitas vezes, a única opção cirúrgica é a amputação da extremidade acometida.O tratamento preconizado na literatura consiste na liberação das bandas circunferenciais. Zetaplastias múltiplas ou únicas são ótimas opções. Menor índice de complicação é descrito nos procedimentos únicos. no caso clínico, realizou-se zetaplastia múltipla em MMII esquerdo.
Área
CIRURGIA PEDIÁTRICA
Instituições
Faculdade Santa Maria - Paraíba - Brasil
Autores
Matheus Sousa Miranda, andressa almeida sousa, carolline evellyng barbosa morais, montanaro mauricio pacheco araúo, priscila isabelita veloso silva, antonio de pádua batista junior, manoel ilton sarmento neto, gutemberg ferreira de almeida