Dados do Trabalho
TÍTULO
MA ROTAÇAO INTESTINAL EM ADULTO, RELATO DE CASO E REVISAO DA LITERATURA
INTRODUÇÃO
A má rotação intestinal ocorre quando a rotação normal do intestino embrionário é interrompida ou perturbada durante o desenvolvimento intrauterino.
Devido à sua raridade, o diagnóstico de má rotação intestinal em pacientes adultos é muitas vezes difícil e, portanto, associado ao aumento da morbidade.
RELATO DE CASO
G.E.D., 37 anos, sem comorbidades conhecidas, negou cirurgias abdominais prévias. Admitido no atendimento de urgência do Hospital Metropolitano Odilon Behrens com quadro de dor e distensão abdominal, parada da eliminação de flatos e fezes, e vômitos recorrentes.
Solicitada Tomografia Computadorizada de abdome que demonstrou distensão de alças de intestino delgado, rotação dos vasos mesentéricos e ponto de afilamento das alças em topografia do hipocôndrio direito. Aventada a hipótese de obstrução intestinal por hérnia interna.
O paciente foi encaminhado ao bloco cirúrgico em caráter de urgência e submetido a laparotomia exploradora sob anestesia geral.
Achado intraoperatório de Hérnia de Petersen por má rotação intestinal, ângulo de Treitz localizado em hipocôndrio direito, alças de intestino delgado herniadas através de defeito em mesocólon, com distensão moderada e sem sinais de sofrimento isquêmico. Procedida manobra de liberação de todo o cólon direito até transverso médio e liberação de tecido bandas de Ladd. Os intestinos foram reposicionados na cavidade abdominal em posição não rotacionada - intestino grosso á esquerda da cavidade de intestino delgado á direita. Não foi realizada a apendicectomia por se tratar de um procedimento de urgência. Não houveram intercorrências durante o procedimento e o paciente foi encaminhado á enfermaria cirurgica.
Evoluiu bem no pós operatório, sem náuseas ou vômitos, tolerando dieta e eliminando flatus e fezes. Recebeu alta em boas condições no segundo dia pós operatório.
No retorno ambulatorial, após cerca de 15 dias, o paciente apresentava-se assintomático e retornava gradualmente às suas atividades diárias.
DISCUSSÃO
Pacientes com apresentações agudas perfazem um total de apenas 10-15% dos casos de adultos com má rotação intestinal. Justamente por ser um diagnóstico incomum na pratica do cirurgião geral, a má rotação intestinal no adulto apresentando-se como quadro agudo de obstrução intestinal representa um desafio diagnostico e terapêutico.
Exames de imagem no caso do paciente hemodincamicamente estavel, podem contribuir para elucidação do diagnostico. No caso relatado, a tomografia nos apresentou imagens compatíveis com o diagnostico de hérnia interna, uma das possíveis apresentacoes.
O procedimento Ladd é o tratamento cirúrgico padrão para a má rotação intestinal. No caso em questão, foi optado por não realizar a apendicectomia devido ao caráter urgente da realização do procedimento cirurgico. O paciente foi orientado no pós operatório quanto à possível apresentação incomum caso ocorra apendicite no futuro.
Área
INTESTINO DELGADO
Instituições
Hospital Metropolitano Odilon Behrens - Minas Gerais - Brasil
Autores
Lucas Banterli Vinhas, Bruno de Freitas Belezia, Barbara Braga Mascarenhas, Alan Cezar Faria Araújo, Vitor Eugenio Ribeiro, Lucas Villela dos Santos, Gabriela de Cassia Gomes Sillva, Lucas Magalhaes Barboza