Dados do Trabalho
TÍTULO
PERFIL CLINICO-CIRURGICO DE UM TUMOR MESENTERICO, ESTUDO DE CASO
INTRODUÇÃO
Cisto mesentérico é uma patologia rara e é definida como qualquer lesão cística localizada entre os folhetos do mesentério, do duodeno ao reto. A etiologia permanece incerta, entretanto, admite-se que obstruções linfáticas, desordens embrionárias, trauma abdominal ou degeneração local de tecidos linfáticos possam propiciar a formação do cisto. Os exames laboratoriais não favorecem um direcionamento para o diagnóstico, no entanto, exames de imagem como a ultrassom e a tomografia são exames que proporcionam melhor acuidade diagnóstica. Por se tratar de uma doença rara e predominantemente assintomática, esse estudo foi realizado para descrever o caso de um cisto mesentérico gigante com objetivo adicionar conhecimento sobre a moléstia.
RELATO DE CASO
C.S.S, 36 anos, sexo feminino, oriunda de hospital de referência, queixa de dor abdominal irradiando para a região lombar há 2 anos, optando por tratamento ambulatório para alívio do sintoma. A cerca de 6 meses, houve intensificação dos sintomas associados e febre. Ao exame físico, paciente apresentou-se eupneica, hidratada, normocorada, abdome globoso, flácido, ruídos hidroaéreos positivos, timpânico a percussão, doloroso a palpação superficial e profunda no hipocôndrio direito, flanco direito e fossa ilíaca direita. Realizou TC de Abd Total: demonstrou lesão expansiva cística (23x21x23cm) desde HD até a pelve. Foi encaminhada a outro hospital com porte para investigação e resolução do seu caso. No processo cirúrgico, foi feito a abertura de incisão mediana, no qual foi visto uma formação cística gigante no retroperitonio sem invasão de alças intestinais. Realizada a manobra de Cattel a direita para liberação do ceco, desfeito as aderências entre o tumor cístico e alças intestinais, logo após, a exérese do tumor cístico e uma apendicectomia profilática, além disso, foi solicitado anatomopatológico do apêndice cecal. Por fim, houve a revisão e lavagem da cavidade abdominal, fechamento em plano único com síntese e o curativo. Paciente recebeu alta após o quinto dia de pós-operatório, posterior a avaliação que constatou uma boa evolução, ativa, orientada, sem queixas, negava febre e já aceitava dieta completa.
DISCUSSÃO
A maioria dos casos de cisto de mesentério são assintomáticos, sendo percebidos acidentalmente durante um exame de imagem ou exploração cirúrgica abdominal. Quando sintomáticos, apresentam-se com desconforto abdominal crônico ou abdome agudo. O artigo evidencia que o cisto de mesentério é uma patologia rara e que pode ser sintomática, traçando o quadro clínico juntamente com os sintomas da paciente, afim de que se estabeleça um perfil sintomático acerca da doença, facilitando o estudo e diagnóstico precoce da mesma.
Área
INTESTINO DELGADO
Instituições
UNICEUMA - Maranhão - Brasil
Autores
Carlos Brandão Feitosa Nina, José Guilherme Belchior Costa, João Marcelo Garcez Alves, Lorayne Lino Sousa, Willian Vale de Holanda, Marcelle Sakamoto Travassos, Manoel Lages Castello Branco Neto, Hiago Sousa Bastos