Dados do Trabalho


TÍTULO

ESTUDO COMPARATIVO DE ESOFAGECTOMIA DISTAL COM TORACOTOMIA E SEM TORACOTOMIA REALIZADO EM UM ESTADO DA REGIAO NORTE DO BRASIL ENTRE O PERIODO DE JANEIRO 2013 A DEZEMBRO DE 2018.

OBJETIVO

Realizar um comparativo entre um número de casos e das técnicas utilizadas para realização das esofagectomias durante o período de janeiro de 2013 a Dezembro de 2018

MÉTODO

Análise dos dados disponibilizados pelo DATASUS sobre esofagectomias com e sem toracotomia na região Norte comparando com estado do Tocantins no período de Janeiro de 2013 a Dezembro de 2018. A partir dos dados, a porcentagem foi calculada: (Casos totais no Tocantins/Casos totais no Norte) x 100.

RESULTADOS

Durante o período de Janeiro de 2013 a Dezembro de 2014 na região Norte do Brasil foram realizados 29 esofagectomias com toracotomia, 10,34% (3 casos) correspondem ao estado do Tocantins, já nas esofagectomias sem toracotomia foram realizadas 20 no total na região norte e no estado do Tocantins 10% (2 casos).

CONCLUSÕES

Apesar do Estado do Tocantins apresentar somente 5 casos dentro do período pesquisado na base de dados podemos observar que os dados corroboram com os dados da região norte apresentando um aumento em procedimentos com esofagectomias com toracotomia.

Área

ESÔFAGO

Instituições

Universidade Unirg - Tocantins - Brasil

Autores

Nayara Pereira Abreu, Élida Ferreira Lopes Landin, Joelcy Pereira Tavares