Dados do Trabalho


TÍTULO

APENDICITE AGUDA COM IMPLANTE EM HIPOCONDRIO DIREITO CAUSANDO ABCESSO SUBFRENICO DIREITO.

INTRODUÇÃO

A apendicite aguda é uma das mais comuns emergências abdominais ao redor do mundo. O quadro é caracterizado por dor abdominal inicialmente em região epigástrica que posteriormente se localiza em fossa ilíaca direita, febre, náuseas e vômitos. O diagnóstico se baseia em dados clínicos, exames laboratoriais, laboratoriais e, mais recentemente, biomarcadores. O seu tratamento pode ser conservador, baseado no uso de antibióticos, ou cirúrgico. A ponta do apêndice pode situar-se em uma variedade de locais. A localização mais comum é retrocecal, mas dentro da cavidade abdominal. Ela é pélvica em 30% e retroperitoneal em 7% da população. A variedade da posição da ponta do apêndice provavelmente explica a miríade de sintomas envolvidos no caso.

RELATO DE CASO

Paciente escolar, masculino, 12 anos, chega encaminhado ao HRG com quadro de dor em hipocôndrio direito há oito dias, associado com febre e tosse seca. Ao exame físico apresentou-se hipocorado, anictérico, acianótico, com murmúrios vesiculares diminuídos em base direita, abdome globoso, distendido e doloroso à palpação, além de edema em membros inferiores. À ultrassonografia de abdome mostrou adenite ou linfadenite mesentérica em fossa ilíaca direita. Ao raio-x de tórax apresentou condensação em base pulmonar direita e nível hidroaéreo. À tomografia computadorizada de abdome revelou coleções subcapsulares hepáticas, a maior relacionada ao contorno lateral do fígado, com nível hidroaéreo; vesícula biliar com paredes espessadas, podendo ser reacional; pequena quantidade de líquido livre na cavidade abdominal; e pequeno derrame pleural bilateral. Diante dos achados foi solicitada avaliação da equipe cirúrgica, que encaminhou o paciente para laparotomia exploradora. À cirurgia foi diagnosticada presença de grande quantidade de secreção purulenta bloqueada, em loja subfrênica direita; presença de apenticite fase IV, necrosado em terço distal com implante em hipocôndrio direito, sendo este o causador da coleção. Foi realizada aspiração da secreção, apendicectomia à Ochsner, limpeza exaustiva e drenagem da cavidade abdominal. No sexto DPO foi submetido à nova TC de abdome que evidenciou diminuição da coleção subfrênica, com dreno em seu interior. Paciente evoluiu sem intercorrências.

DISCUSSÃO

O paciente em questão se encontra na faixa etária mais comum de apendicite(10 aos 30 anos), com alguns dos sintomas típicos da doença, como febre, vômitos e peritonite, apesar de o local da dor não ser o mais comum. Apesar de ser uma emergência cirúrgica comum, a apendicite pode levar a uma dificuldade diagnóstica em casos de localização anômala de sua ponta. O seu diagnóstico precoce leva à redução de complicações, como as encontradas no relato supracitado. Diante disso é importante incluir apendicite aguda no diagnóstico diferencial de dor abdominal, mesmo em locais não característico do quadro clínico clássico.

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

UniFG - Bahia - Brasil

Autores

Pedro Augusto Oliveira Paiva, Júlio Luiz Araújo Silva Júnior, Valdilson Sérgio Tunes Vieira