Dados do Trabalho


TÍTULO

ASPECTO RADIOLOGICO ATIPICO PARA UM GOSSIPIBOMA: UM RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

Item cirúrgico retido refere-se a qualquer esponja cirúrgica (EC), instrumento, ferramenta ou dispositivo que é deixado no paciente na conclusão da operação após o fechamento da ferida. O item cirúrgico retido é conhecido também como gossypiboma, que do latim "gossypium" significa "algodão" e "boma" significa "lugar de ocultação". Uma compreensão dos vários tipos de EC e seus marcadores opacos visíveis nos raios-x facilita o reconhecimento.

RELATO DE CASO

Paciente M.C.F.A., feminino, 45 anos, sem comorbidades, deu entrada via ambulatorial, com quadro de dor abdominal tipo cólica em Hipocôndrio Direito, com início há 06 meses. Vômitos, náuseas e dejeções com padrão diarreico ocasionalmente quando dor mais intensa. POT de colecistectomia aberta há 06 anos. Durante investigação diagnóstica foi realizada tomografia computadorizada (TC) do abdome que evidenciou massa epigástrica de 10x10x10cm com suspeita de GIST de trato gástrico. Além disso, foi realizado endoscopia digestiva alta e exames laboratoriais, com resultados normais. Foi proposta abordagem cirúrgica através de laparotomia exploratória para investigação da massa epigástrica. Ao inventário da cavidade foi evidenciado tumoração de consistência cística que após a sua abertura foi identificado compressa cirúrgica com líquido purulento. Por fim, realizou-se lavagem exaustiva de cavidade abdominal e fechamento da ferida. O paciente evoluiu clínica e hemodinamicamente estável, diurese, dejeções e flatos presentes em boa aceitação de dieta via oral, ausências de náuseas, vômitos ou dor abdominal importante, recebendo alta no 10ºDPO.

DISCUSSÃO

A compreensão dos procedimentos cirúrgicos e a aparência radiológica das esponjas, bem como a familiaridade com a identificação dos marcadores opacos, devem auxiliar no reconhecimento precoce dessa complicação. Com o passar do tempo, entretanto, os marcadores radiopacos podem se fragmentar e desintegrar, sendo mais difícil um diagnóstico por imagem. Ao redor do corpo estranho pode ocorrer formação de tecido granulomatoso, como também erosão óssea, perfuração intestinal pelo processo de erosão devido à compressão. Na TC, a aparência mais característica da esponja retida é uma massa heterogênea de baixa densidade com um padrão espongiforme que contém bolhas de gás. A massa pode conter áreas listradas e de alta densidade que representam os marcadores. EC retida de longa duração na TC está associada à calcificação devido à deposição gradual de cálcio ao longo da rede de fibras da EC, também conhecida como sinal da casca reticulada calcificada. A principal consideração é lembrar aos médicos preocupados com o cuidado pós-operatório de pacientes hospitalizados sobre as aparências de códigos de marcação opacos usados com EC.

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Hospital Geral Ernesto Simões Filho - Bahia - Brasil

Autores

Ravi Cavalcanti Mendes, Rafael de Oliveira Santos, Oto Mario Santana Neto, Victor Guimarães, Nadson Pedreira, Anderson Cançado, Leonardo Cunha