Dados do Trabalho


TÍTULO

COLECISTECTOMIA VÍDEO-LAPAROSCÓPICA POR INCISÃO ÚNICA: EXPERIÊNCIA EM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO NORDESTE BRASILEIRO

OBJETIVO


Descrever a técnica e mostrar os resultados preliminares do procedimento de SIC no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), vinculado a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e EBSERH.

MÉTODO


Avaliar retrospectivamente os casos de SIC, traçando o perfil epidemiológico, o quantitativo de cirurgias e as taxas de intercorrências.

RESULTADOS

Todos os pacientes foram submetidos a anestesia geral e com bloqueio local intra-umbilical (neocaína com vasoconstrictor). A técnica consiste na incisão umbilical em Z, liberação da cicatriz umbilical, introdução de dois trocateres de 10mm e um de 5mm, clipagem da a. e ducto cístico similarmente a vídeo colecistectomia convencional e extração da peça cirúrgica pela própria incisão. Pelo espaço reduzido e uso de pinças de vídeo convencionais, o cirurgião usa as manoplas de forma invertida. Ocorreu maior facilidade técnica naqueles pacientes com hérnia umbilical prévia, apesar de ter ocorrido maior perda de gás.
Ao todo, foram trinta e cinco pacientes, com idade variando entre 20 e 72 anos, com ou
sem colecistite aguda no momento da cirurgia. Apenas em
um caso foi ampliação da incisão para remoção de vesícula
volumosa.

CONCLUSÕES


Observamos menor dor pós-operatória, menor impacto inflamatório, melhores resultados estéticos, taxas de complicações semelhantes a cirurgia por quatro portais e maior satisfação global do paciente. Assim, percebe-se preliminarmente que a técnica é factível e promissora.

Área

VIAS BILIARES E PÂNCREAS

Instituições

Hospital Universitario Alcides Carneiro - Paraíba - Brasil

Autores

Tertuliano Leite, Gian Almeida, Geslen Lucena, Ana Lívia Balduino, Isabelly Guedes Lucena