Dados do Trabalho
TÍTULO
FERIMENTO TORACOABDOMINAL POR ARMA BRANCA COM LESAO NA AREA DE PERICULOSIDADE DE ZIEDLER.
INTRODUÇÃO
O traumatismo abdominal é responsável por um número expressivo de mortes evitáveis. Esses ferimentos acometem mais frequentemente o fígado (40%), intestino delgado (30%), diafragma (20%) e cólon (15%). Já o trauma torácico é responsável por 20 a 25% das mortes no trauma. A principal causa de traumatismo torácico penetrante é o ferimento por arma de fogo e por arma branca. Nesse tipo de trauma, 80% de todas as lesões encontram-se na Zona de Periculosidade de Ziedler, onde as estruturas mais comumente atingidas são o ventrículo direito (50 a 60%), o ventrículo esquerdo (20 a 30%), átrio direito (5 a 10%) e vasos intrapericárdicos (5 a 10%).
RELATO DE CASO
Paciente masculino, 32 anos, previamente hígido, deu entrada no pronto socorro com quadro de choque e relato de ferimentos por arma branca em região xifóide e flanco esquerdo. Apresentava cianose em face e pescoço, além de turgência jugular, o que sinalizou tamponamento cardíaco. Diante do quadro, foi levado em caráter de urgência ao centro cirúrgico, onde foi realizada toracotomia esquerda e laparotomia exploradoras. Na primeira foi encontrado hemotórax volumoso, lesão do saco pericárdico, tamponamento cardíaco com muitos coágulos, coração com sinais de fibrilação ventricular, lesão cardíaca em ventrículo direito (cerca de 1,5cm). Durante esse procedimento foram feitas manobras de ressuscitação cardíaca com sucesso. Foi realizada aspiração do hemotórax, abertura do pericárdio com rafia da lesão com prolene 2-0 em pontos separados, limpeza da cavidade torácica e drenagem em selo d´água. À laparotomia, revelou quatro lesões em alça de jejuno e lesão da parede abdominal em flanco esquerdo. Durante o ato operatório evidenciou-se pequena quantidade de sangue em cavidade abdominal. No abdome foi feita rafia em dois planos das alças intestinais e rafia da lesão de parede abdominal. Paciente foi encaminhado para Unidade de Terapia Intensiva e evoluiu sem intercorrências.
DISCUSSÃO
O ventrículo direito é mais comumente lesado por arma branca, já que esta câmara se localiza na face anterior do tórax, próximo à parede, sendo susceptível a ataques frontais com instrumentos de baixo poder de penetração. Define-se como área de maior risco a vida a região limitada por quatro linhas: linha paraesternal direita, linha horizontal que passa pelo manúbrio esternal, linha horizontal que passa pelo rebordo costal da décima costela e linha axilar anterior, denominada Zona de Periculosidade de Ziedler, a qual foi um dos locais de lesão do paciente relatado.
Área
TRAUMA
Instituições
UniFG - Bahia - Brasil
Autores
Júlio Luiz Araújo Silva Júnior, Pedro Augusto Oliveira Paiva, Valdilson Sérgio Tunes Vieira