Dados do Trabalho


TÍTULO

PERFIL EPIDEMIOLOGICO DO PACIENTE ADULTO ACOMETIDO POR CANCER COLORRETAL NO BRASIL ENTRE 2008 E 2018

OBJETIVO

Descrever o perfil epidemiológico do paciente adulto acometido por câncer colorretal no Brasil entre 2008 e 2018.

MÉTODO

O presente trabalho trata-se de um estudo ecológico de série temporal descritivo, cujos dados utilizados foram obtidos por meio do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIHSUS) no banco de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATA-SUS) e apresentado em forma de gráficos no programa Microsoft Excel 2013.

RESULTADOS

De acordo com os dados colhidos, no período de 2008 a 2018, o perfil epidemiológico do paciente adulto acometido por câncer colorretal no Brasil teve uma maior prevalência na faixa etária entre 60 e 69 anos, representada por 29,31% dos casos. Quanto a raça, houve elevada prevalência na cor branca, com 56,36% dos casos. Em relação ao sexo, não houve uma prevalência entre um e outro, que variou entre 5,62 a 12,68% para ambos.

CONCLUSÕES

A partir das variáveis analisadas, conclui-se que o perfil epidemiológico do paciente adulto acometido por câncer colorretal no Brasil é caracterizado por estar na faixa etária entre 60 e 69 anos e da raça branca. Diante disso, é possível apontar que o câncer colorretal é uma doença que atinge, em sua maioria, a população idosa, devido ao aumento da expectativa de vida e a exposição a hábitos de vida considerados inadequados, como os alimentares, consumo elevado de álcool e tabaco, além de alterações fisiológicas do envelhecimento, que podem contribuir para tal. Diante disto, faz-se necessário aprimorar políticas de controle e rastreio precoce na população idosa.

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC - Bahia - Brasil

Autores

Marcela Silva Oliveira, Carolina Cairo de Oliveira