Dados do Trabalho
TÍTULO
LINFOMA NAO-HODGKIN DE COLON: APRESENTAÇAO RARA DE CANCER COLORRETAL - RELATO DE CASO
INTRODUÇÃO
O câncer colorretal é uma das neoplasias malignas mais comuns, tendo como principal tipo histológico o adenocarcinoma. Os linfomas colorretais são lesões incomuns, respondendo por aproximadamente 0,3% dos linfomas gastrointestinais e das lesões malignas colônicas. Se apresentam com dor abdominal, sangramento digestivo ou diarreia. Massas abdominais palpáveis também são descritas. O diagnóstico é preferencialmente por colonoscopia, com tratamento cirúrgico mandatório. A biópsia com imuno-histoquímica confirma o diagnóstico, sendo as lesões mais frequentes linfoma não-Hodgkin difuso de grandes células, Linfoma Burkitt ou Linfoma de células Mantle.
RELATO DE CASO
Paciente de 55 anos, sexo masculino, com queixa de massa palpável em topografia de flanco direito há dois anos, associada a dor abdominal e alteração de padrão de evacuações. Refere perda ponderal de 4kg em um mês. Tabagista (30 maços/ano). História de cirurgia abdominal prévia, não sabendo informar qual. Colonoscopia prévia evidenciou colite segmentar direita erosiva, com biopsia demonstrando colite crônica ativa. Tomografia descreve espessamento parietal irregular em cólon direito, associada a linfonodomegalias mesentéricas. Colonoscopia do internamento descreve lesão infiltrativa circunferencial de ceco, com válvula ileocecal deformada. Indicada cirurgia, com achado de lesão infiltrativa em ceco com extensão para parede abdominal, bem como múltiplas linfonodomegalias retroperitoneais e peripancreáticas. Realizada colectomia direita com linfadenectomia retroperitoneal e omentectomia, associada a anastomose íleo-transversa primária. Anatomopatológico evidenciou linfoma não-Hodgkin difuso de grandes células. Paciente evolui clinicamente bem em pós operatório, recebendo alta no sexto dia.
DISCUSSÃO
Tratamos de um caso raro de câncer colorretal, cujo diagnóstico por imagem e colonoscopia foi insuficiente, necessitando de confirmação cirúrgica devido a clínica e sintomatologia apresentada. A apresentação clínica condiz com o descrito na literatura, bem como o tipo histológico – linfoma não Hodgkin difuso de grandes células – é, dentre os linfomas, o mais comum. A ressecção radical oncológica é o tratamento de escolha, sendo realizada adjuvância em casos selecionados, como o do paciente descrito.
Área
COLOPROCTOLOGIA
Instituições
Hospital Otávio de Freitas - Pernambuco - Brasil
Autores
José Mauricio Oliveira Tavares Cordeiro, Lalluna Gabriele Pinheiro Brandão, José Arthur Dantas Balduíno, Bruno Menezes Costa, Douglas Marques Ferreira, Lourival Diniz Carvalho, Joao Antônio Ayres da Motta Teodoro, Renata Maria Pereira de Menezes Vaz