Dados do Trabalho
TÍTULO
PANORAMA EPIDEMIOLOGICO DAS CIRURGIAS DE FENDA LABIAL E FENDA PALATINA EM BRASILIA- DF ENTRE JANEIRO DE 2013 NOVEMBRO DE 2018
OBJETIVO
Mapear o panorama das cirurgias de correções de fendas palatinas e labiais em Brasília-DF no período de janeiro de 2013 há novembro de 2018, identificando o caráter de atendimento, faixa etária e sexo, tendo em vista proporcionar uma melhor estratégia de atribuição multidisciplinar.
MÉTODO
Estudo epidemiológico retrospectivo através da coleta de dados das internações referentes a fendas palatinas e labiais, registradas na plataforma do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) entre o período de janeiro de 2013 e novembro de 2018, implementou-se análise estatística indutiva das variáveis caráter de atendimento, faixa etária e sexo através do programa Microsoft Excel 2016.
RESULTADOS
Fendas palatinas e fendas labiais foi responsável por um total de 725 internações no período analisado, onde constatou-se que 563 (77,65%) das internações decorreram de caráter eletivo e 162 (22,34%) caráter de urgência. A faixa etária com maior prevalência nas internações de caráter eletivo foi de 1 a 4 anos correspondendo há 30,4% do total de internações, em contrapartida observou-se que a faixa etária com maior prevalência de caráter de urgência foi entre os pacientes com idades inferiores a 1 ano representando 8,68% das internações. O sexo masculino apresentou maior significância em ambos os quesitos de atendimento configurando 53,24%, 53,46%e 51,51% dos atendimentos totais, eletivos e de urgência respectivamente.
CONCLUSÕES
O trabalho em questão, visa propiciar uma imagem do atual cenário no que tange fendas labiais e palatinas, tendo em vista que as correções destas alterações congênitas possibilitam um maior benefício ao paciente de acordo com a precocidade de sua realização. Assim, permitindo uma melhor redistribuição de recursos afim de otimizar medidas de conscientização sobre a disponibilidade do serviço no SUS, além do acompanhamento multidisciplinar com fonoaudiólogos e odontólogos.
Área
CIRURGIA CABEÇA E PESCOÇO
Instituições
Universidade de Gurupi - UnirG - Tocantins - Brasil
Autores
Caio Felipe Damasceno Tavares, Italo Brito Salera, Bryam Simonsen de Oliveira, Laylla Lúcia Borges Pinheiro, Thallyson Ruan Brilhante Porto, Sara de Freitas Romão , Raquel Costa Batista de Queiroz, Celso Rocha da Silva