Dados do Trabalho
TÍTULO
SEMIOCLUSAO CRONICA OCASIONADA POR INTUSSUSCEPÇAO DE LIPOMA EM INTESTINO DELGADO – RELATO DE CASO
INTRODUÇÃO
A motivação que levou a elaborar este trabalho fora a de relatar este caso raro de semiocluão intestinal em adulto jovem ocasionada por intussuscepção de lipoma em intestino delgado. Caso este que é pouco visto pelos cirurgiões durante sua carreira.
A oclusão e semioclusão intestinal ocasionada pela intussuscepção pode ocorrer em até 5% dos casos, sendo em sua maioria crônica e rara em adultos. A etiologia da intussuscepção no adulto é conhecida em 80 a 90% dos casos, estando a lipomatose intestinal presente em 40 a 66% dos casos.
RELATO DE CASO
Paciente I. T. L., 39a, M, comerciante, admitido no dia 23/07/2018 na Fundação Hospital Adriano Jorge com quadro de dor tipo cólica em mesogastro com irradiação para epigastro e dorso, associado a ingesta de alimentos sólidos há aproximadamente dois anos. Há três meses antes da internação, as dores passaram para mais de 10 episódios diários, onde manteve restrição dietética (líquida-pastosa) por conta própria, chegando a perder 20 Kg em 6 meses. Além, houve alteração do hábito intestinal (1 evacuação por semana) e nega outras sintomatologias. Ao exame físico, apresentava hipocorado (1+/4+) e com abdome flácido e indolor a palpação, sem visceromegalias e massas palpáveis. Exames laboratoriais na admissão e marcadores tumorais (CEA, alfafetoproteina e CA19-9) sem alterações. Tomografia computadorizada de abdome evidenciou lesão alongada, com densidade de partes moles e gordura de permeio, localizada no interior de uma das alças de íleo distal, medindo cerca de 10,5 cm e extensão por até 3,4 cm de espessura.
A conduta tomada fora a laparotomia exploradora, sendo encontrado intussuscepção em intestino delgado (íleo terminal) a 1 (um) metro da válvula ileocecal; realizado enterectomia da lesão intussusceptada e feito entero-anastomose latero-lateral. O paciente teve boa evolução clínica, com progressão gradual da dieta até boa aceitação para sólidos, recebendo alta no 5º dia de pós-operatório.
Estudo anatomopatológico evidenciou segmento de intestino delgado e tecido adiposo na topografia da serosa na extremidade evertida, de aspecto lobulado, medindo 2,2 x 1,5 cm, sugestivo de lipoma de parede entérica intussusceptada.
DISCUSSÃO
Lipomas gastrointestinais são considerados o segundo tumor benigno mais comum do intestino delgado. A Intussuscepção intestinal é identificada em cerca de 1 a 5% dos casos de obstruções no adulto. As etiologias comuns para intussuscepção são: tumorações benignas (lipomas, hamartomas, leiomiomas, adenomas inflamatórios, etc) e tumorações malignas (metástases, linfomas, sarcomas e melanomas). O mecanismo exato da intussuscepção é desconhecido; Ela é encontrada em menos de 1 em 1.300 operações abdominais e 1 em cada 100 pacientes operados por obstrução intestinal.
Neste relato de caso, a lesão lipomatosa fora classificada como entero-entérica, com sintomas condizentes aos apresentados na literatura. Quanto a idade, fora notado divergencia; na literatura a idade mais comum para intussuscepção é acima de 50 anos.
Área
INTESTINO DELGADO
Instituições
FUNDAÇÃO HOSPITAL ADRIANO JORGE - Amazonas - Brasil
Autores
DECIUS GUIMARÃES CARNEIRO DA CUNHA, ISABELA MONTEFUSCO CAVALCANTE CARNEIRO DA CUNHA, KLEBER FELIPE ALBUQUERQUE DA SILVA, MAGNUM ADRIEL SANTOS PEREIRA, MARIANA DE OLIVEIRA PANTOJA