Dados do Trabalho
TÍTULO
VOLVO DE SIGMOIDE COM ACOMETIMENTO DE VALVULA ILEO CECAL, UM RELATO DE CASO
INTRODUÇÃO
O abdome agudo obstrutivo é uma patologia cirúrgica recorrente. O volvo corresponde a quase 30% das causas de abdome agudo obstrutivo, sendo o sigmóide o segmento mais acometido, aproximadamente 89%. o diagnóstico precoce está relacionado com o melhor prognóstico do paciente. No caso relatado o paciente apresentou o diagnóstico de volvo de sigmóide com acometimento de válvula íleo cecal e ceco na laparotomia.
RELATO DE CASO
Paciente masculino, 34 anos, sem comorbidades, iniciou um quadro de dor abdominal em mesogástrio de moderada intensidade, há 4 dias da admissão nesta serviço. Evoluiu com piora dor e vômitos. Sem febre, diarréia ou alterações urinárias. Procurou serviço de Pronto Atendimento (UPA) recebendo apenas analgesia, sem melhora clínica.
Chegou ao serviço de cirurgia deste hospital, transferido da UPA, referindo dor abdominal difusa, porém sem vômitos há 2 dias. Ao exame apresentava-se: EGR, desidratado (2+/4+, taquicárdico (FC=112bpm), normotenso (PA=120x80); ABD: difusamente distendido, ruídos hidroaéreos diminuídos, ( distendido), doloroso à palpação( difusamente,) com sinais de irritação peritoneal. Os exames laboratoriais evidenciaram leucocitose,( com desvio à esquerda) e elevação de PCR. Radiografia com sinais de distensão colônica maior a esquerda e nível hidroaéreo.
A gravidade do quadro exigiu uma abordagem cirúrgica de urgência. Na indução anestésica o paciente apresentou vômitos( de aspecto fecalóide, levando a)E bronco aspiração.
No intra operatório os achados foram: Volvo de sigmóide (com 4 rotações;) Sofrimento de íleo terminal, válvula ileo-cecal e ceco; havia 1,5 litros de líquido sero-hemático livre na cavidade. . A equipe cirúrgica optou por colectomia total e ileostomia terminal, pelo grande risco de uma anastomose primária em um paciente instável.
O paciente permaneceu por 3 dias em uti e mais 7 dias, a enfermaria. Recebeu alta em boas condições e orientação de retorno para programar a reconstrução de trânsito intestinal.
DISCUSSÃO
O termo volvo vem do latim e significa “girar”. Representa uma afecção na qual o intestino sofre uma rotação sobre seu próprio eixo mesentérico. Quanto mais longo e frouxo for o mesentério( ao qual a porção do intestino está fixado), maior a chance de torção deste segmento; de forma que pode acometer qualquer porção do intestino.
Devido às características anatômicas deste segmento, o volvo de sigmóide corresponde a ⅔ dos casos; sendo seguido pelos volvos de cólon direito, íleo terminal, ceco e por último transverso. sendo que o acometimento de dois seguimento é raramente descrito.
O quadro agudo, pode ser tratado com uma descompressão por colonoscopia com posterior colectomia eletiva. Já no caso relatado, devido ao grau de necrose decorrente do longo tempo o tratamento mais conservador não foi possível.
Este relato de caso mostra a importância de um diagnóstico precoce nos casos de volvo. O retardo do diagnóstico expõe o paciente a riscos elevados e maiores complicações.
Área
COLOPROCTOLOGIA
Instituições
HOSPITAL E MATERNIDADE JOSE MARTINIANO DE ALENCAR - Ceará - Brasil
Autores
OCTAVIO LUIS ALVES DA SILVA, ANTONIO GLAUCIO SOUSA NÓBREGA, NATHALIA SOUZA SILVA, MOISES FRANCISCO CRUZ NETO, MATTHAUS RABELO COSTA, RODRIGO MARTINS PAIVA SALES, PAULO MARCOS LOPES, ADRIANO VERAS LOVEIRA