Dados do Trabalho
TÍTULO
LESAO URETERAL COMPLEXA POR CALCULO: ABORDAGEM ENDOSCOPICA COMBINADA COM LAPAROSCOPICA
INTRODUÇÃO
A doença calculosa das vias urinárias pode acometer até 12% população em geral, o cálculo comumente se forma pela precipitação de alguns componentes urinários. No sistema urinário ele pode impactar nos seguimentos como na JUV, JUP e Uretra.
O caso é de um paciente que apresentou uma impactação aguda do cálculo na JUP, levando a erosão do ureter pelo cálculo. Foi passado um cateter duplo j para drenagem urinária com lesão ureteral e falso trajeto, decidido manter duplo j para guiar abordagem laparoscópica para realização de ureterolitotomia e correção de lesão com retalho V-Y.
DESCRIÇÃO DO VÍDEO
Na cirurgia, o paciente ficou em DLE, pneumoperitônio realizado com agulha de Veress, aposição de 5 trocartes: conforme esquema do vídeo. Iniciado com manobra de Catel, ureterolise com identificação de lesão ureteral puntiforme em JUP facilitada pela manutenção do cateter duplo j, ureterotomia com recolocação do cateter duplo J, pielolitotomia, pieloplastia com retalho V-Y com Caprofyl 4-0, sutura contínua e aposição de dreno Portovac 4,8.
O paciente evoluiu bem no pós operatório, concluiu o tratamento com antibiótico e recebeu alta no 3º dia de Pós-operatório. Fez acompanhamento ambulatorial e retirado do duplo J com 3 semanas.
CONCLUSÃO
O acesso laparoscópico transperitoneal é atualmente “padrão ouro” para realizar a abordagem das lesões ureterais, principalmente na JUP, com resultados equivalentes a técnica aberta.
O caso apresenta uma lesão ureteral causada pela erosão de um cálculo impactado em JUP e evidenciado por um procedimento urológico de passagem de cateter duplo J. visto que houve um posicionamento inadequado do cateter duplo J por um falso trajeto, e decidido manter o cateter duplo J para facilitar a identificação da lesão.
Ureteroplastia V-Y ou técnica de Foley é usualmente utilizada para estenose de JUP. Neste caso, ela foi usada com técnica alternativa para correção da lesão erosiva do ureter, por conseqüência do cálculo.
A ureterolitotomia videolaparoscopica pode ser uma alternativa para cálculos piélicos grandes e em JUP, sobretudo em serviços que não dispõem de laser e ureteroscópico flexivel.
A abordagem minimamente invasiva foi a melhor opção para o paciente e qualquer cirurgia convencional iria aumentar a resposta inflamatória sistêmica, podendo levar o paciente a ter um desfecho desfavorável.
Área
UROLOGIA
Instituições
HOSPITAL E MATERNIDADE JOSE MARTINIANO DE ALENCAR - Ceará - Brasil
Autores
RAPHAEL FRANCO BEZERRA, OCTAVIO LUIS ALVES DA SILVA, NATHALIA SOUZA SILVA, MOISES FRANCISCO CRUZ NETO, MATTHAUS RABELO COSTA, RODRIGO MARTINS PAIVA SALES, PAULO MARCOS LOPES, ADRIANO VERAS OLIVEIRA