Dados do Trabalho
TÍTULO
GASTRECTOMIA ASSOCIADA A BYPASS EM Y DE ROUX EM PACIENTE OBESO COM POLIPOSE GÁSTRICA
INTRODUÇÃO
A obesidade é uma doença crônica, não transmissível que é caracterizada pela excesso de peso ou IMC>30 kg/m². Está associado a problemas sociais, culturais e econômicos. É uma doença complexa com consequências sociais e psicológicas graves, que afeta todas as idades e grupos sociais.
DESCRIÇÃO DO VÍDEO
O caso apresentado é de uma paciente obesa, com IMC 35,5 kg/m², hipertensa, diabética, e dislipidêmica, que teve indicação para cirurgia e a técnica escolhida foi o bypass gástrico em Y de Roux. A mesma apresentava na endoscopia numerosos pólipos gástricos de glândulas fúndicas.
Foi decidido realizar a gastrectomia do estômago excluso devido a dificuldade de acompanhar por endoscopia a evolução dos múltiplos pólipos evidenciados.
Na cirurgia, o paciente ficou em DDH e o set de laparoscopia na posição habitual. Realizado o pneumoperitônio fechado até uma pressão de 15 mmHg. Passagem dos trocateres sob visualização direta conforme esquema. Iniciado com abordagem do estômago: liberação do ângulo de Hiss, liberação do grande omento da grande curvatura, seguido da realização do novo reservatório gástrico, com grampeador linear laparoscópico. Grampeamento além da válvula pilórica e liberação do pequeno omento. Realizado desvio do trânsito intestinal com a alça biliopancreática de 1m e alça alimentar de 1,2m. Realizado anastomose gastro-entero manualmente. Feito o fechamento dos espaços mesentéricos. Retirado a peça cirúrgica e desfeito o pneumoperitônio.
A paciente evoluiu satisfatoriamente no pós operatório e recebeu alta com 3 dias. evolui com perda de peso satisfatório e não apresentou nenhuma complicação grave até 1 ano de acompanhamento.
CONCLUSÃO
A cirurgia bariátrica e metabólica é atualmente o tratamento de escolha para o doente obeso mórbido.
Em pacientes obesos que apresentam doença polipose gástrica e que são indicado a cirurgia metabólica. A técnica de escolha é a Gastroplastia vertical ou Sleeve. isso se deve ao fato do paciente necessitar de endoscopia digestiva alta para a reavaliação dos pólipos gástricos com frequência.
Nos paciente obesos que têm o componente metabólico muito importante, leia-se síndrome metabólica, a cirurgia mais adequada seria a Gastroplastia com reconstrução em Y de Roux.
No caso apresentado tem uma paciente com o componente metabólico importante e doença polipose gástrica e foi decido por Gastroplastia com reconstrução em Y de Roux e completar a gastrectomia do estômago excluso.
Área
CIRURGIA DA OBESIDADE - METABÓLICA
Instituições
CENTRO INTEGRADO DO TRATAMENTO DA OBESIDADE - Ceará - Brasil
Autores
Jaime Ferreira Sales FIlho, Raimundo Rodrygo de Sousa Nogueira Leite, Octavio Luis Alves da Silva, Rodrigo Martins Paiva Sales, Antonio Glaucio de Sousa Nobrega, Henrique Jorge Macambira Albuquerque, David Rocha Macambira Albuquerque, Marcelo Alves Silva