Dados do Trabalho


TÍTULO

ADRENALECTOMIA VIDEOLAPAROSCOPICA POR LEIOMIOSSARCOMA DE ADRENAL - UM ESTUDO DE CASO

INTRODUÇÃO

O leiomiossarcoma da glândula adrenal é uma neoplasia maligna extremamente rara e de etiologia desconhecida. Sabe-se apenas que seu crescimento ocorre a partir de estruturas que contenham músculo liso e que sua origem provém da veia central da adrenal ou de suas tributárias. Inicialmente pode apresentar-se assintomático ou com sintomas inespecíficos.

RELATO DE CASO

Paciente feminina, 58 anos, branca, em seguimento há 4 anos de tumor de adrenal esquerda, apresentou, em 1 ano (TC em 07/14 e 07/15), aumento importante no volume e mudança no aspecto homogêneo para irregular e heterogêneo, com captação errática de contraste, sem linfonodomegalia ou sinais de invasão de estruturas adjacentes. Diante dos resultados, em 20/07/15, a paciente foi submetida a adrenalectomia videolaparoscópica com linfadenectomia retroperitoneal, sem intercorrências. A peça foi submetida a análise histopatológica, medindo 6,9 x 6,1 x 2,8, revelando padrão morfológico observado no leiomiossarcoma, apresentando margens cirúrgicas comprometidas pela neoplasia. Dois meses após a cirurgia, foi submetida ao resgate cirúrgico com esplenectomia, nefrectomia esquerda, pancreatectomia caudal e linfanedectomia paraortica. Recebeu alta após 7 dias de internação hospitalar com importante melhora clínica.

DISCUSSÃO

Paciente segue em acompanhamento ambulatorial há 3 anos, livre de doença. Apesar da raridade desta neoplasia, a adrenalectomia é o tratamento de escolha, não sendo necessários radioterapia ou quimioterapia em doenças não metastáticas.

Palavras Chave: leiomiossarcoma de adrenal,adrenalectomia videolaparoscópica,leiomiossarcoma não secretor

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Hospital evangélico em Cachoeiro de Itapemirim - Espírito Santo - Brasil

Autores

Sâmela Nunes Alecrim de Souza, Barbara Donnaria Da Silva Gonçalves, Samela Comerio, Leonardo Machado, Rogério Dardengo Glória, Raphael Araújo Costa, Tiago Cypriano Dutra, André Mattar