Dados do Trabalho


TÍTULO

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS SOLUÇOES DE MANITOL E PICOSSULFATO DE SODIO COM OXIDO DE MAGNESIO, NO PREPARO DE COLON PARA COLONOSCOPIA

OBJETIVO

O estudo possui o objetivo de comparar protocolos diferentes utilizados para o preparo de cólon em pacientes que realizaram colonoscopia, baseados em 2 soluções diferentes: solução de Manitol e solução de Picossulfato de Sódio combinado com Óxido de Magnésio. Dessa forma, avaliou-se a qualidade do preparo em relação a limpeza do órgão durante o exame (escala de Boston), além da aceitabilidade e facilidade de uso, distúrbios eletrolíticos, náusea, vômitos e dor abdominal.

MÉTODO

O estudo é prospectivo, randomizado e duplo-cego, composto por uma amostra de 90 pacientes do ambulatório de proctologia da Unidade de Cirurgia Geral do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) no período de março de 2017 a julho de 2018. Os pacientes receberam o preparo, de forma randomizada e sem identificação da substância, uma semana antes de realizar o exame. Todos os pacientes foram orientados previamente quanto ao preparo e receberam cópia impressa das instruções de uso no momento em que foram retirar o material de preparo, ou seja, na semana anterior ao exame. Nessa oportunidade, foram esclarecidas dúvidas em relação ao exame e os pacientes foram convidados a assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para participação no estudo. A presente pesquisa obteve autorização do Comitê de Ética em Pesquisa através da Plataforma Brasil.

RESULTADOS

Para realizar a pesquisa, foi necessário separar os 90 pacientes em dois grupos, em que 55,6% pertencem ao Grupo M e 44,4% ao Grupo P. Os dois protocolos apresentaram resultados semelhantes acerca da eficiência do preparo de cólon. Em relação à aceitabilidade do preparo, houve equivalência na facilidade de seguir os passos recomendados na pesquisa, no sabor e na facilidade de deglutição das amostras. Os pacientes que utilizaram a solução de Manitol apresentaram mais efeitos colaterais, como náusea, dor abdominal, distensão abdominal, irritação anal, vômito e distúrbio do sono. O preparo com Picossulfato de Sódio combinado com Óxido de Magnésio foi mais bem avaliado em relação à facilidade de ingestão percebida pelos pacientes. Não houve ocorrência significativa de distúrbios eletrolíticos.

CONCLUSÕES

Neste estudo, ambos os preparos apresentaram boa eficiência e foram equivalentes. Em adição, não representaram risco à saúde dos pacientes. Entretanto, o Grupo P forneceu melhor conforto ao paciente em comparação ao Grupo M. Mesmo com a paridade observada entre as soluções analisadas, permanece válida a continuação da investigação de diferentes formas de preparo, a fim de fomentar o substrato teórico sobre o assunto, principalmente tendo em vista a importância crescente do rastreamento e da possível identificação precoce do câncer colorretal.

Área

INTESTINO DELGADO

Instituições

HRAN - Distrito Federal - Brasil

Autores

CAROLINA MARTINS VISSOCI, PAULA CAMPOS DE MENDONÇA (AcCBC), ROBERTA PAIVA DUARTE, GUSTAVO TRAVAGLIA SANTOS, CRISTIANO GUIMARÃES DO AMARAL PINHEIRO, LUIS FELIPHE SALLES CAVALCANTE, TALITA TRINDADE FRANÇA (AcCBC), VITOR PAIVA PIRES