Dados do Trabalho


TÍTULO

APENDICITE AGUDA COMO CAUSA DE FASCIITE NECROTIZANTE: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

A apendicite aguda é uma das causas cirúrgicas mais comuns de dor abdominal aguda, geralmente de diagnóstico clinico e intervenção cirúrgica precoce, minimizando a morbidade desta doença. Nos casos em que ocorrem complicações, como perfuração apendicular evoluindo com peritonite difusa ou formação de abscesso localizado, essa doença aumenta sua morbimortalidade. O acometimento por abscesso retroperitoneal pode apresentar manifestações clinicas insidiosas de difícil diagnostico. Devido às relações anatômicas e comunicações anatômicas congênitas, o abscesso pode se espalhar para a área perirrenal, músculo psoas, parede abdominal lateral e áreas inferiores. Embora a perfuração retroperitoneal do apêndice seja reconhecida como uma das causas mais frequentes de abscesso retroperitoneal, há poucos relatos.

RELATO DE CASO

Paciente, sexo feminino, 52 anos, branca, sem comorbidades, em seus hábitos de vida refere tabagismo e etilismo de longa data. Sem cirurgias prévias e sem alergias. Relatava que um mês iniciou quadro de dor abdominal difusa e que piorou cinco dias antes da admissão hospitalar, localizada na fossa ilíaca direita com irradiação para membro inferior do mesmo lado, dificultando a deambulação. Associado ao quadro, apresentava hiporexia, náuseas e vômitos. Ao exame físico, apresentava forte dor a palpação de fossa ilíaca direita acompanhada de hiperemia em região inguinal direita e raiz de coxa direita. Em exames laboratoriais apresentando leucocitose com desvio a esquerda. Para esclarecimento, realizado tomografia de abdome evidenciando abscesso retroperitoneal em topografia de apêndice cecal.
Realizado abordagem inicial via radiologia intervencionista com punção percutânea, porém com progressão do abscesso evoluindo para fasciíte necrotizante, sendo necessários debridamentos sucessivos do tecido desvitalizado em centro cirúrgico. Em evolução, apresentou quadro infeccioso refratário com formação de múltiplas coleções e necessidade de novas abordagens, e apenas em segundo momento realização de laparotomia exploradora com apendicectomia.

DISCUSSÃO

A apendicite aguda constitui a etiologia cirúrgica de urgência mais comum em nosso meio, apresentando-se em aproximadamente 10% dos adultos jovens. Seu diagnóstico é geralmente clinico, devido seu quadro característico. Quando se apresenta de forma atípica, a conduta terapêutica varia, podendo abranger desde laparotomia explorada com drenagem aberta a drenagem percutânea do abscesso, como o realizado no quadro em questão.
A associação desta patologia com complicações como abscesso retroperitoneal e fasciíte necrotizante, apresenta-se como alta morbimortalidade e de difícil intervenção. No caso apresentado, devido ao diagnóstico tardio, o processo tornou-se de difícil resolução, necessitando de diversas abordagens cirúrgicas e de avaliações multidisciplinares, porém com evolução satisfatória.

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Santa Casa de Campo Grande - Mato Grosso do Sul - Brasil

Autores

Caren Julia Solano, Heloisa Davanso de Souza, Karen Monteiro dos Santos, Michel Mendes Camillo