Dados do Trabalho


TÍTULO

CONDUÇAO DE HEMATOMA RETROPERITONEAL POR LESAO DE VEIA MESENTERICA SUPERIOR NO HOSPITAL TRIPLICE FRONTEIRA DE RORAIMA.

INTRODUÇÃO

O retroperitônio está situado entre o peritônio posterior e os músculos da parede posterior do abdome e constitui um espaço virtual que se estende das inserções diafragmáticas até a borda inferior da pelve, no nível da base do sacro e da crista ilíaca. Os hematomas retroperitoneais tem diversas origens, deste modo, têm denominações e topografias diversas. Podem ser classificados como espontâneos, quando ocorre ruptura de um aneurisma e distúrbios da coagulação sanguínea, iatrogênicos, por punçoes e manipulações cirúrgicas ou, traumáticos, fechados e penetrantes. No pré-operatório, uma das maiores dificuldades é o diagnóstico; isto se deve ao fato de que as afecções do espaço retroperitoneal não tem fisiopatologias bem definidas e não oferecem elementos substanciais para a hipótese diagnóstica ou elaboração de métodos propedêuticos. O presente relato traz o caso de um paciente que apresentou hematoma retroperitoneal por lesão de veia mesentérica superior.

RELATO DE CASO

Paciente D.R.M., sexo masculino, 45 anos, pardo, natural e proveniente de Boa Vista – RR. Deu entrada, no dia 27/11/2018, no grande trauma do Hospital Geral de Roraima após ferimento por arma branca em flanco e fossa ilíaca direita. Paciente apresentava e evisceração de epíplon e afirmou ingesta de grande quantidade de bebida alcoólica. Ao exame físico: paciente hemodinamicamente estável, afebril, eupneico, corado, abdome: ruído hidroaéreo presente, flácido, com evisceração de epíplon. Após medidas iniciais de suporte, incluindo monitorização contínua e solicitação de hemoderivados, o paciente foi encaminhado ao centro cirúrgico. Laparotomia exploratória do dia 27/11 evidenciou aproximadamente 2 litros de sangue e coágulos na cavidade abdominal, 4 lesões em intestino delgado (ITD) medindo aproximadamente 3 cm cada a 100 cm do ângulo de Treitz, 2 leões em ITD medindo 2 cm a 80 cm do ângulo de Treitz, hematoma retroperitoneal em zona I, com identificação de lesão em região lateral direita da veia mesentérica superior (VMS) de aproximadamente 4 cm. Paciente evoluiu em seu pós operatório sem intercorrências.

DISCUSSÃO

A maioria das lesões em vasos mesentéricos é resultante de um ferimento penetrante e a taxa de sobrevivência nestes doentes oscila de 10 a 32% e a causa mais comum de morte é a hemorragia com exsanguinação. Lesões de veia mesentérica superior costumam apresentar dificuldade para serem abordadas, em especial pelo hematoma adjacente que se forma e devido ao fato que a tentativa de pinçamento do vaso sem visão direta pode aumentar a lesão vascular e ampliá-la aos vasos circundantes.

Área

CIRURGIA VASCULAR

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA - Roraima - Brasil

Autores

Marcello Santos da Silva, Givaggo Henrique Rodrigues da Silva, Levindo Alves de Oliveira, Lucas Duarte, Larissa Erikarla Negreiros Madureira, Ana Carolina Gonçalves Pires, Poliana Lucena dos Santos, Diego Guilherme Santos Portella