Dados do Trabalho
TÍTULO
HERNIOPLASTIA INCISIONAL PELA TECNICA DO TRANSPALB COM USO DE TELA ON LAY - RELATO DE CASO
INTRODUÇÃO
Hérnia incisional ou eventração é a protusão do conteúdo abdominal através de uma fraqueza na parede abdominal, geralmente secundária a complicações cirúrgicas ou iatrogenia. É mais comum em incisões verticais, na linha mediana, região infra-umbilical e após procedimentos ginecológicos ou obstétricos. Fatores que podem influir em seu aparecimento são: desnutrição, obesidade, diabetes, cardiopatias, doença pulmonar obstrutiva crônica, gravidez e córtico/quimioterapia prévia. Afecções locais como infecção de ferida operatória e hematoma contribuem, também, para o aparecimento de tal morbidade. Inovando o tratamento cirúrgico das hérnias, o saco herniário foi melhor estudado, onde se mostrou rico em musculatura lisa e colágeno, podendo usado como opção de reforço durante as intervenções, com a vantagem de não acarretar reação do tipo corpo estranho e sem aumentar as taxas de complicações locais. Tais fatos levaram ao surgimento de técnicas cirúrgicas, como a transposição peritônio-aponeurótica de Lázaro da Silva modificada – TRANSPALB, que empregam saco herniário como meio de reforço, sobretudo, em procedimentos de hernioplastia incisional.
RELATO DE CASO
Paciente ,GFM, 57 anos, sexo feminino, admitida no dia 29/10/18 eletivamente para realização de cirurgia de hernioplastia devido a hérnia incisional. Descrição cirúrgica: 1 - paciente em decúbito dorsal sob raquianestesia; 2 - antissepsia + colocação de campos estéreis; 3 – incisão mediana e dissecção por planos, ao inventário: identificado saco herniário de grande volume; 4 – realizada disseção do saco herniário + redução do seu conteúdo; 5 – realizada reconstrução da parede abdominal utilizando a técnica de transposição peritônio-aponeurótica longitudinal bilateral (TRANSPALB); 6 – realizada fixação de tela de Marlex com fio prolene 2.0 + colocação dreno de portovac com fixação do mesmo com nylon 2.0; 7 – fechamento da pele com nylon 3.0. Paciente evolui bem clinicamente após o ato cirúrgico e recebeu alta hospitalar no 2º dia de pós – operatório com dreno de portovac e retorno para nova avaliação em 07 dias.
DISCUSSÃO
A hérnia incisional sempre foi motivo de preocupação entre os especialistas, principalmente pelo alto índice de recidivas e por suas complicações. Os pacientes com esta afecção podem ter a sua qualidade de vida extremamente deteriorada devido as alterações anatômicas, fisiológicas e psíquicas, muitas vezes excluindo – se dos ambientes de trabalho e social. O emprego do saco herniário vem sendo estudado apresentando poucas taxas recidiva e rejeição, e o advento do uso de próteses conseguiu reduzir de maneira significativa o índice de recorrências, se comparado à correção primária. A técnica do TRANSPALB com uso de tela on lay oferece uma ótima opção aos cirurgiões, é factível sem grandes recursos tecnológicos, podendo ser realizada em centros cirúrgicos modestos e por cirurgiões com curva de aprendizado mediana.
Área
PAREDE ABDOMINAL
Instituições
FUNAM - Minas Gerais - Brasil
Autores
JOÃO RICARDO CARVALHO DE MATOS, ANDRE GUIMARÃES CASTRO, FRANCO FERNANDES NETO, LUIZ SERGIO GROSSI FERREIRA, EDSON ANTONACCI JUNIOR, CAMILA MAGALHÃES COELHO, LUIZ ANTÔNIO ARAÚJO JÚNIOR, GABRIELLA VILASBOAS SILVA