Dados do Trabalho
TÍTULO
NEOPLASIA MALIGNA DO PÂNCREAS NO TOCANTINS
OBJETIVO
Traçar um perfil epidemiológico dos óbitos por Neoplasia Maligna do Pâncreas, no estado do Tocantins (TO) no período de jan/2008 a dez/2018 com base nos seguintes itens: sexo, raça e faixa etária; analisar os gastos por caráter de atendimento com vistas a verificar a necessidade da implementação de estratégias mais eficazes para o tratamento do paciente com CA de pâncreas.
MÉTODO
Estudo epidemiológico retrospectivo com análise comparativa baseado nos dados de óbitos e valores totais gastos por caráter de atendimento dos pacientes com Neoplasia Maligna do Pâncreas registrados no DATASUS durante o período de jan/2008 a dez/2018 no estado do TO.
RESULTADOS
De acordo com os dados de óbito por faixa etária, as mais acometidas foram: 60 a 64 anos – 28 óbitos; 55 a 59 – 18; a partir de 80 anos – 18. Tendo em vista a cor, o maior acometimento foi da parda com 96 óbitos, branca 5, preta 3 e amarelo 2, em 30 óbitos não se informou a cor. Foi contabilizado um total de 136 óbitos no período analisado, dos quais 71 foram de mulheres. Com relação aos valores gastos observou-se que o valor total aplicado pelo serviço público do estado do TO no período analisado foi de 561.051,34 sendo que 74.857,91 no regime eletivo e 486.193,43 no de urgência.
CONCLUSÕES
No Tocantins pode-se observar que a maior taxa de óbito ocorre nos pacientes de 60-64 anos de cor parda e do sexo feminino. Além disso, os gastos do serviço público foram consideravelmente maiores no regime de urgência tendo em vista o grande número de complicações que um paciente oncológico apresenta ao longo de seu tratamento. Durante o manejo deste a atuação do cirurgião em discernir qual paciente se beneficiaria melhor do tratamento cirúrgico é imprescindível não só ao melhor prognóstico do paciente, mas também do sistema público de saúde.
Área
VIAS BILIARES E PÂNCREAS
Instituições
Universidade de Gurupi - UnirG - Tocantins - Brasil
Autores
Raquel Costa Batista de Queiroz, Dayanne Cristine de Oliveira, Nathália Barros Trovo, Laylla Lúcia Borges Pinheiro, Caio Felipe Damasceno Tavares, Kelvin Mendes Carvalho, Bryam Simonsen de Oliveira, Celso Rocha da Silva