Dados do Trabalho


TÍTULO

Sildenafil na prevenção da lesão de isquemia / reperfusão hepática em ratos

OBJETIVO

Este estudo teve como objetivo determinar o efeito do sildenafil no fígado, quando administrado antes do episódio de isquemia / reperfusão hepática .

MÉTODO

Foram utilizados 12 ratos Wistar. Tanto no grupo IR (n = 6) como no grupo IR sildenafil (n = 6), a isquemia hepática foi induzida por 45 minutos por oclusão dos vasos sanguíneos que suprem os lóbulos medianos e laterais do fígado usando um clipe vascular (buldogue). Os animais do grupo IR foram tratados com citrato de sildenafil na dose de 0,7 mg / kg por gavagem, 30 minutos antes da isquemia. Durante o período de observação de isquemia / reperfusão, o abdome foi temporariamente fechado. Após 45 min o clamp vascular foi removido e a reperfusão ocorreu por 60 min. Avaliou-se a biodistribuição hepática de fitato-Tc-99m, histopatologia e AST sérica, ALT, LDH.

RESULTADOS

Nos animais tratados com sildenafil, o lobo direito do fígado (sem isquemia) apresentou captação de radioatividade significativamente maior do que nos ratos não tratados (p <0,001). Após isquemia / reperfusão, o sildenafil não melhorou a captação radioativa no lobo esquerdo (p = 0,01). Comparando os lobos direito e esquerdo, o consumo radioativo foi menor no lobo esquerdo do que no lobo direito (p = 0,005) dos ratos não tratados (controles). Os testes de função hepática foram significativamente mais prejudicados no grupo tratado com sildenafil do que nos controles.

CONCLUSÕES

O sildenafil contribuiu para a deterioração da função hepática em um modelo de isquemia / reperfusão.

Área

FÍGADO

Instituições

UFRN - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

IRAMI ARAÚJO-FILHO ARAÚJO-FILHO, Gabriela Lima Nóbrega , Senival Alves de Oliveira Júnior , Guilherme Bastos Palitot de Brito , Carlos Antonio de Souza Filho , Antônio Braz da Silva Neto , Dened Myller Barros Lima , Amália Cinthia Meneses Rêgo