Dados do Trabalho
TÍTULO
INTERPOSIÇAO ILEAL PARA O TRATAMENTO DO DIABETES EM RATOS: REPERCUSSAO NA MASSA DAS CELULAS BETA PANCREATICAS.
OBJETIVO
Pesquisa com o objetivo de estudar a açáo da interposiçáo do íleo terminal na hiperglicemia e na massa de células beta pancreáticas em ratos diabéticos náo obesos.
MÉTODO
Foram utilizados de 18 ratos Wistar, divididos aleatoriamente em 3 grupos de 6 cada. Um grupo controle náo diabético, um grupo (controle diabético) submetido à induçáo do diabetes com estreptozotocina, e outro grupo diabetes submetido à interposiçáo ileal. A massa de células beta foi quantificada por método indireto através da divisáo dos níveis séricos de peptídeo-C (ng/mL) pela glicemia (mg/dL). Usados os testes de variância (ANOVA) e Tukey, para análise de diferenças específicas, considerando-se significância de p<0.05.
RESULTADOS
A glicemia dos animais diabéticos com interposiçáo ileal foi significativamente reduzida (94,5±5.6mg/dL), quando comparada com o grupo controle diabético (245±4,8mg/dL) (p<0,05). O peptídeo-C revelou níveis significativamente maiores nos animais do grupo diabetes interposiçáo (0,58±0,06ng/mL) do que no grupo controle diabetes (0,42±0,03ng/mL), sugerindo maior resposta à estimulaçáo pancreática neste grupo (p<0,05). A razáo entre peptídeo-C e glicemia revelou diferença significante (p<0,05), observando-se maior massa e funçáo de células beta nos animais diabetes interposiçáo (0,61) do que nos controle diabetes (0,004).
CONCLUSÕES
Os resultados obtidos permitem concluir que a interposiçáo ileal contribuiu para a reduçáo da glicemia e para o aumento da massa de células beta funcionantes em ratos diabéticos.
Área
EXPERIMENTAL / PESQUISA BÁSICA
Instituições
UFRN - Rio Grande do Norte - Brasil
Autores
IRAMI ARAÚJO-FILHO ARAÚJO-FILHO, Gabriela Lima Nóbrega , Senival Alves de Oliveira Júnior , Guilherme Bastos Palitot de Brito , Carlos Antonio de Souza Filho , Antônio Braz da Silva Neto , Dened Myller Barros Lima , Irami Araújo-Neto