Dados do Trabalho
TÍTULO
Telecirurgia na faculdade de medicina e no hospital de ensino
OBJETIVO
A telecirurgia foi anunciada para aumentar a eficiência, ampliando o escopo da prática cirúrgica, melhorando os resultados da cirurgia e reduzindo os custos no sistema de saúde. O objetivo deste artigo é descrever alguns aspectos importantes da telecirurgia nas escolas de medicina, incluindo os requisitos de telecomunicação, o impacto da falta de feedback tátil, a adaptação dos cirurgiões, questões éticas e médico-legais.
MÉTODO
Foi realizada uma revisão na plataforma eletrônica Pubmed e ScieLo, e um total de 20 artigos representativos foram identificados e constituem a base dessa revisão.
RESULTADOS
Nesta revisão descrevemos os termos básicos sobre telemedicina e telecirurgia. Também descrevemos os guias para o estabelecimento de redes de telecirurgia conectando vários hospitais e centros no mundo, permitindo a disseminação rápida e segura de novas técnicas cirúrgicas. A telemedicina tem sido usada para ler exames de imagem, interpretar testes, consultas, cirurgia convencional, laparoscópica e telerobótica, gerenciar o diabetes e gerenciar o acompanhamento pós-operatório de locais remotos. Reduções no tempo perdido do trabalho, custos de transporte, maior eficiência para os prestadores de serviços de saúde e redução dos custos médicos foram sugeridos como benefícios da telemedicina.
CONCLUSÕES
Apesar das informações publicadas sobre telemedicina e telecirurgia, esta tecnologia tem se mostrado altamente importante em escolas de medicina em hospitais rurais e ambientes de guerra, com benefícios inequívocos. Investigações adequadamente estruturadas serão necessárias para determinar o papel da telecirurgia no futuro. interprete testes, consulta, cirurgia convencional, laparoscópica e telerobótica, administre o diabetes e faça o acompanhamento pós-operatório em locais remotos. Reduções no tempo perdido do trabalho, custos de transporte, maior eficiência para os prestadores de serviços de saúde e redução dos custos médicos foram sugeridos como benefícios da telemedicina.
Área
MISCELÂNEA
Instituições
UFRN - Rio Grande do Norte - Brasil
Autores
IRAMI ARAÚJO-FILHO ARAÚJO-FILHO, Gabriela Lima Nóbrega , Senival Alves de Oliveira Júnior , Guilherme Bastos Palitot de Brito , Carlos Antonio de Souza Filho , Antônio Braz da Silva Neto , Dened Myller Barros Lima , Irami Araújo-Neto