Dados do Trabalho


TÍTULO

Colecistectomia laparoscópica versus colecistectomia aberta: complicações e custo

OBJETIVO

Colecistectomia laparoscópica (CL) é atualmente o procedimento cirúrgico mais utilizado para o tratamento de cálculos biliares. O objetivo do estudo foi analisar e comparar os resultados pós-operatórios de pacientes submetidos à colecistectomia laparoscópica ou colecistectomia aberta (CA) em relação às complicações, tempo de recuperação, permanência hospitalar e custo.

MÉTODO

Trata-se de um estudo prospectivo, que analisou 1015 pacientes, com idade entre 20 e 65 anos, diagnosticados com cálculos biliares submetidos à CL ou CA. Foram avaliadas as complicações respiratórias pós-operatórias, infecção do sítio cirúrgico, trombose venosa profunda, tempo para alimentação oral e deambulação, uso de antibióticos, duração do período pós-operatório e custo da cirurgia.

RESULTADOS

Analisamos 470 (46%) pacientes submetidos a CL e 545 (54%) CA. A maioria dos pacientes era do sexo feminino (68,4%). Pacientes' comorbidades foram hipertensão (15,8%), diabetes mellitus (4,0%) e asma (1,18%). A LC resultou em menor prevalência de complicações pós-operatórias (2,9%) do que a OC (5,13%). A hospitalização pós-operatória por 18 a 24 horas foi encontrada em 71,68% dos pacientes com LC e em 13,4% nos CA. O custo financeiro por cirurgia foi de US $ 495,00 na LC e US $ 435,00 na CA.

CONCLUSÕES

A colecistectomia laparoscópica apresentou maiores benefícios para os pacientes com menor prevalência de complicações pós-operatórias, alimentação mais precoce, menor tempo de internação hospitalar e custo equivalente em comparação à colecistectomia aberta. O custo financeiro por cirurgia foi de US $ 495,00 na LC e US $ 435,00 na CA.

Área

VIAS BILIARES E PÂNCREAS

Instituições

UFRN - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

IRAMI ARAÚJO-FILHO ARAÚJO-FILHO, Dened Myller Barros Lima , Gabriela Lima Nóbrega , Senival Alves de Oliveira Júnior , Guilherme Bastos Palitot de Brito , Amália Cinthia Meneses Rêgo , Irami Araújo-Neto , Carlos Antonio de Souza Filho