Dados do Trabalho
TÍTULO
PNEUMOPERITONEO PROGRESSIVO PRE-OPERATORIO NO MANEJO DE HERNIAS DE PAREDE ABDOMINAL COM PERDA DE DOMICILIO - RELATO DE CASO
INTRODUÇÃO
O tratamento de hérnias de parede abdominal com perda de domicílio exige um complexo preparo pré-operatório da equipe assistente no intuito de alinhar o estudo do defeito com o planejamento das etapas cirúrgicas para garantir melhores resultados. A técnica de insuflação progressiva do pneumoperitôneo foi descrita nos anos de 1950 e tem sido usada em alguns serviços desde então com desfechos animadores no quesito funcionalidade e estética. O presente relato descreve a utilização do pneumoperitôneo progressivo pré-operatório (PPP) na correção de uma hérnia incisional infraumbilical gigante num serviço de referência em Cirurgia de Parede Abdominal.
RELATO DE CASO
ZSC, 61 anos, IMC 38,2, em acompanhamento ambulatorial por hérnia incisional infraumbilical com perda de domicílio. Passado de histerectomia abdominal total há 14 anos, que evoluiu com volumosa hérnia sob cicatriz cirúrgica. Realizada tomografica computadorizada (TC) pré-operatória para estudo do volume herniário e avaliação da perda de domicílio abdominal. Verificada a indicação de PPP, um cateter foi inserido em posição intra-abdominal em quadrante inferior esquerdo de abdominal, guiado por ultrassonografia. A partir daí realizou-se a injeção de ar ambiente por 19 dias através de seringa de 60 mL Ao término do PPP, nova TC foi realizada para avaliar a redução do conteúdo herniário e agendamento do procedimento cirúrgico. A hernioplastia foi realizada pela técnica de transposição aponeurótica com interposição de tela de polipropileno entre os folhetos de saco herniário e abdominoplastia para ressecção da pele excedente. Alta hospitalar no trigésimo dia de pós-operatório, após bom controle de intercorrências clínicas. Evoluiu com deiscência de ferida que foi manejada ambulatorialmente.
DISCUSSÃO
Pneumoperitôneo progressivo é empregado no preparo pré-operatório de correção de hérnias abdominais com perda de domicílio desde a década de 1950. A base racional para seu uso consiste na redução do conteúdo abdominal herniado pela pressão que o ar exerce na cavidade abdominal e na lise de aderências frouxas entre a parede e vísceras intestinais, facilitando a técnica operatória. Muitos pacientes com hérnia volumosa de parede abdominal apresentam como comorbidade obesidade, fator de risco para seromas e deiscência de ferida no pós-operatório. No entanto, em sua maioria, essas não acarretam prejuízo ao resultado final. Surge a necessidade de dados consistentes na literatura sobre a utilização do PPP, bem como registro de protocolos dos serviços que aplicam esta técnica no manejo de hérnias gigantes para que ocorra a difusão destes resultados e mais pacientes tenham acesso a possibilidade de correção cirúrgica de defeitos abdominais que podem ser tão complexos.
Área
PAREDE ABDOMINAL
Instituições
Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil
Autores
Julia Bianchi Brito, Raissa Resende Figueiredo, Paulo Roberto de Souza Aranha Junior, Lorenna Paulinelli Bahia, Silvia Zenobio Nascimento, Rafael Calvão Barbuto