Dados do Trabalho
TÍTULO
PREVALENCIA DE RECIDIVA DE HERNIA INGUINAL EM PACIENTES SUBMETIDOS A CIRURGIA DE LICHTENSTEIN EM HOSPITAL UNIVERSITARIO DO NORDESTE DO BRASIL EM CINCO ANOS.
OBJETIVO
Identificar e analisar a prevalência de recorrência de hérnia em pacientes operados pela técnica de Lichtenstein no Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em 2007, e analisar os dados em relação às possíveis causas.
MÉTODO
Estudo observacional, descritivo, retrospectivo, análise de prevalência, o qual foi aprovado pelo Comitê de Ética do HUOL053713 / 2012. Inicialmente, foi realizado um estudo de pacientes submetidos à correção primária de hérnia inguinal pela técnica de Lichtenstein, pesquisando-se o programa de computador MV 2000® que é utilizado para a marcação de procedimentos cirúrgicos. Posteriormente, foram realizadas pesquisas nos prontuários do Serviço de Registros Médicos e Estatística / Hospital Universitário Onofre Lopes, no período de novembro de 2012 a abril de 2013, e coletados dados de pacientes que atendiam aos critérios de inclusão, e completou uma extração de dados de formulário estruturado.
RESULTADOS
Entre os 369 prontuários estudados, 53 foram excluídos por não atenderem aos critérios de inclusão, resultando em uma amostra de 316 pacientes. Entre todos os pacientes analisados, não foi encontrada recorrência após 5 anos de cirurgia. A média de idade foi de 52,09 anos, 23,52% tinham história familiar em parentes de primeiro grau, 23,58% eram tabagistas ativos e 59,17% estavam envolvidos em profissões relacionadas aos grandes esforços.
CONCLUSÕES
Verificou-se que em 5 anos de seguimento não houve recidiva após correção de hérnia inguinal pela técnica de Liechtenstein. Novos estudos devem ser realizados, visando saber se esta técnica deve ser a primeira escolha em relação à baixa taxa de recorrência pós-operatória.
Área
PAREDE ABDOMINAL
Instituições
UFRN - Rio Grande do Norte - Brasil
Autores
IRAMI ARAÚJO-FILHO ARAÚJO-FILHO, Thomas Di Nardi Medeiros , Wagner Gomes da Nóbrega Silva , Antonio Bizerra Wanderley Neto , Maria Luiza de Holanda Balbino , Arthur Almeida Marinho , João Luís Gomes da Silva , Wysterlânyo Kayo Pereira Barros