Dados do Trabalho


TÍTULO

IMPACTOS NA ABSORÇÃO DE FÁRMACOS APOS BYPASS GÁSTRICO - UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

OBJETIVO

A técnica do Bypass Gástrico é o procedimento cirúrgico indicado para o tratamento da obesidade mórbida e, atualmente, o mais realizado. Porém, altera a anatomia e a fisiologia do trato gastrointestinal, podendo interferir na absorção de medicamentos. O objetivo deste estudo é analisar os impactos do Bypass na absorção de fármacos através de estudos disponíveis, visando compreender de que forma a farmacocinética e a farmacodinâmica de drogas pode ser afetada.

MÉTODO

O presente estudo é uma revisão sistemática de literatura. Para tanto, realizou-se busca eletrônica no Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), incluindo as obras dos bancos de dados Medline, LILACS e Scielo. Foram utilizados os MeSH/DeCS Terms “Gastric Bypass”, “Pharmaceutical Preparations”, “Pharmacology” e “Absorption”. Incluiu-se estudos a partir de 2008, em inglês, espanhol e português e que estivessem disponíveis na íntegra. Além disso, foram incluídos nesta obra aqueles estudos que descreviam os efeitos do Bypass Gástrico sobre a absorção de fármacos. Após aplicação dos critérios de inclusão, 11 estudos foram selecionados para composição desta revisão, incluindo estudos de casos, revisões sistemáticas, revisões literárias e estudos prospectivos longitudinais.

RESULTADOS

As obras analisadas nesta revisão discorreram acerca dos efeitos do Bypass na absorção de diversos fármacos, dentre eles: Amoxicilina, Tamoxifeno, Imatinib, Midazolam, Digoxina, Levotiroxina, Rocurônio, Varfina, Metformina, Amiodarona e Anti-inflamatórios Não Esteroides. Foi relatado que a Metformina, o Midazolam, a Digoxina e a Morfina têm absorção aumentada após RYGB. Já o Tamoxifeno, o Imatinib e a Varfina podem ter absorção diminuída após este procedimento. Quanto à Levotiroxina foi observado que a mesma não apresenta redução na absorção, apenas absorção tardia. Por fim, convém salientar que os Anti-inflamatórios Não Esteróides devem ser evitados em pacientes submetidos ao Bypass, pois pode provocar úlceras gástricas devido às alterações anatômicas e fisiológicas após a cirurgia, assim como a Amiodarona que pode ter sua biodisponibilidade alterada.

CONCLUSÕES

O Bypass Gástrico pode afetar a absorção de diversas classes medicamentosas, devido a alteração causada pelo procedimento. Porém, apesar das obras já publicadas, ainda faltam estudos específicos para que se chegue a uma conclusão peculiar.

Área

CIRURGIA DA OBESIDADE - METABÓLICA

Instituições

Centro Universitário São Lucas - Rondônia - Brasil

Autores

Emilly Taís de Souza Rodrigues, Marcelo Regis Lima Corrêa, Marveen Victor de Carvalho e Santos, Ana Julia de Medeiros Fernandes, Kislla Gondim Barreto, Kamila de Deus Passos Leles, Emilli Lorrayne Bertão Vieira, Ivan Gregório Ivankovics