Dados do Trabalho
TÍTULO
INFLUENCIA DO REGANHO DE PESO APOS BYPASS GASTRICO EM Y DE ROUX SOBRE A EVOLUCAO DA RESISTENCIA A INSULINA
OBJETIVO
INVESTIGAR OS EFEITOS DA RECIDIVA DA OBESIDADE SOBRE A RESISTÊNCIA À INSULINA EM INDIVÍDUOS NÃO DIABÉTICOS SUBMETIDOS AO BGYR EM UM SEGUIMENTO DE 3 ANOS.
MÉTODO
COORTE HISTÓRICA BASEADA EM BANCO DE DADOS PROSPECTIVAMENTE COLETADOS DE UM HOSPITAL TERCIÁRIO UNIVERSITÁRIO, COMPOSTO POR INDIVÍDUOS COM OBESIDADE MÓRBIDA SUBMETIDOS AO BGYR E SEGUIDOS POR TRÊS ANOS. O REGANHO DE PESO FOI CLASSIFICADO EM TRÊS CATEGORIAS: 1) AUSÊNCIA DE REGANHO; 2) REGANHO ESPERADO (REGANHO MENOR OU IGUAL A 20% DO PESO MÁXIMO PERDIDO); 3) RECIDIVA DA OBESIDADE (REGANHO ACIMA DE 20% DO MÁXIMO DE PESO PERDIDO). A EVOLUÇÃO DOS VALORES DO MODELO DE AVALIAÇÃO HOMEOSTÁTICO (HOMA-IR) FORAM COMPARADOS ENTRE OS GRUPOS AO LONGO DA EVOLUÇÃO.
RESULTADOS
DE 100 PACIENTES, 20% APRESENTARAM RECIDIVA DA OBESIDADE E 52% REGANHO ESPERADO APÓS 3 ANOS DE CIRURGIA; 28% NÃO APRESENTARAM REGANHO. O GRUPO DA RECIDIVA APRESENTOU AUMENTO SIGNIFICATIVO DO HOMA APÓS TRÊS ANOS DE CIRURGIA (p=0,02). O GRUPO DA RECIDIVA APRESENTOU UM HOMA SIGNIFICATIVAMENTE MAIOR APÓS TRÊS ANOS DE CIRURGIA QUE O APRESENTADO PELOS OUTROS GRUPOS (p<0,001), ASSIM COMO UMA VARIAÇÃO PERCENTUAL DO HOMA SIGNIFICATIVAMENTE MAIOR AO LONGO DO SEGUIMENTO (p=0,02).
CONCLUSÕES
A RECIDIVA DA OBESIDADE TRÊS ANOS APÓS RYGB ESTÁ SIGNIFICATIVAMENTE ASSOCIADA COM A PIORA DA RESISTÊNCIA À INSULINA ENTRE INDIVÍDUOS OBESOS NÃO DIABÉTICOS. PORTANTO, A PERDA DE PESO PARECE DESEMPENHAR UM PAPEL SIGNIFICATIVO NA MANUTENÇÃO DOS BENEFÍCIOS METABÓLICOS OBTIDOS APÓS O BGYR.
Área
CIRURGIA DA OBESIDADE - METABÓLICA
Instituições
UNICAMP - São Paulo - Brasil
Autores
MATHEUS MATHEDI CONCON, TIAGO BEZERRA DE FREITAS DINIZ, JOÃO MARCOS IBRAHIM DE OLIVEIRA, LAISA SIMAKAWA JIMENEZ, JOAO GABRIEL ROMERO BRAGA, EVERTON CAZZO, ELINTON ADAMI CHAIM