Dados do Trabalho


TÍTULO

COLECISTITE CALCULOSA EM SITUS INVERSUS TOTALIS: ABORDAGEM LAPAROSCOPICA

INTRODUÇÃO

Situs inversus é uma anomalia congênita rara caracterizada pela transposição dos órgãos abdominais, vísceras e vasculatura, em relação ao sentido sagital, oferecendo uma imagem chamada de “imagem no espelho”. É classificado como total, quando associado à dextrocardia, enquanto o situs inversus parcial afeta apenas um ou mais órgãos. Ocorre como resultado de anomalias na rotação do tubo cardíaco durante o período embrionário e na maioria das vezes, não produz alterações funcionais. Apenas 5-10% dos pacientes com situs inversus têm doenças cardíacas associadas e malformações cardiovasculares, estreando com sintomas atribuíveis a essas patologias, os demais pacientes encontram-se assintomáticos. Geralmente, esta anomalia genética é descoberta incidentalmente, muitas vezes, quando uma avaliação de um paciente é realizada, particularmente para investigar trauma ou afecção abdominal, por exames de imagens.
O situs inversus não se constitui como uma condição que afete a expectativa ou qualidade de vida, mas exige atenção mais cuidadosa de cirurgiões e endoscopistas, pois pode apresentar um diagnóstico confuso, além de influenciar diretamente a abordagem e/ou procedimentos invasivos.
No Brasil, a colelitíase representa uma condição cirúrgica com 9,4% da prevalência global, com aumento da incidência em idosos e obesos. A litogênese biliar é influenciada por múltiplos fatores e pode progredir sem sintomas para mais da metade dos casos.

RELATO DE CASO

Paciente de sexo feminino, 42 anos, apresentava episódios de dor abdominal em cólica, localizada em epigástrio e hipocôndrio esquerdo. Solicitou-se ultrassonografia abdominal que revelou presença de fígado e vesícula biliar no quadrante superior esquerdo, sendo diagnosticada a colecistite calculosa em situs inversus abdominal. Com a confirmação do diagnóstico de situs inversus totalis, através da radiografia simples de tórax em AP e perfil, realizou-se a colecistectomia com colangiografia videolaparoscópica.

DISCUSSÃO

A presença de colelitíase sintomática, em um caso com situs inversus totalis, pode ser um dilema diagnóstico com dor atípica em hipocôndrio esquerdo. Não estão relatados na literatura evidências entre essa condição e a litíase vesicular. Mas, a presença de litíase vesicular sintomática em um paciente com situs inversus acarreta não só as dúvidas diagnósticas, mas também pode constituir um desafio terapêutico, já que qualquer procedimento cirúrgico é tecnicamente mais dificultoso nesses pacientes devido às variações anatômicas e o trabalho bidimensional do cirurgião nas mudanças no uso de sua mão dominante.
A laparoscopia é a via de acesso mais utilizada para tratamento da colecistite calculosa. No presente caso, foi factível a realização da colecistectomia com colangiografia por via laparoscópica com segurança e sem maiores dificuldades técnicas em pacientes com situs inversus totalis.

Área

VIAS BILIARES E PÂNCREAS

Instituições

universidade tiradentes - Sergipe - Brasil

Autores

adrielle almeida de jesus, maria luiza coelho de sousa, Yasmim Anayr Costa Ferrari, Mariana Alma Rocha de andrade, Filipe Miguel Brito Fernandes da Silva, Marília de Macedo Cavalcanti, Naiana Mota Araujo, Sônia Oliveira Lima