Dados do Trabalho
TÍTULO
SIMPATECTOMIA LOMBAR: COMPARATIVO ENTRE A VIDEOCIRURGIA E A CIRURGIA ABERTA
OBJETIVO
Analisar as informações contidas no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde sobre simpatectomia lombar aberta e videocirúrgica.
MÉTODO
Estudo de caráter quantitativo e comparativo com delineamento transversal de base populacional. Os dados foram coletados no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) em conjunto com Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS), com período de tempo escolhido entre janeiro de 2015 e novembro de 2018. O procedimento escolhidos foi simpatectomia lombar e simpatectomia lombar videocirurgica.
RESULTADOS
No período entre janeiro de 2015 e novembro de 2018, houve um total de 633 internações registradas no DATASUS, sendo 18% (114) de simpatectomia lombar videocirurgica e 82% (519) para a não videocirurgica. Em relação ao valor médio de internação, que é o custo total do procedimento dividido pelo número de procedimentos, a simpatectomia lombar obteve valor médio de R$ 1.196,94 e a simpatectomia lombar videocirurgica R$ 1.059,07. Sobre a média de permanência hospitalar, a simpatectomia lombar teve média de 9.6 dias, enquanto a simpatectomia lombar videocirurgica foi de 3,4 dias. E por fim, quando analisado a taxa de mortalidade, a simpatectomia lombar teve valor 1,35, enquanto a simpatectomia lombar videocirurgica foi de 0,88. Esses dados são muito positivos para a técnica, pois a simpatectomia lombar já é considerada uma abordagem segura e eficaz no tratamento da hiperidrose plantar, sendo associado à poucos e aceitáveis efeitos colaterais.
Ademais, é importante ressaltar que foi encontrado uma carência na literatura científica sobre trabalhos que abordassem esse tema com uma visão voltada para seus custos para a saúde coletiva.
CONCLUSÕES
Pode-se concluir com o que foi obtido nos resultados da pesquisa que, a simpatectomia lombar videocirurgica obteve melhores valores em relação ao custo. Isso ocorre, entre outros fatores, devido ao menor custo com a permanência do paciente no hospital, e, principalmente, pelo menor custo nos serviços hospitalares desse procedimento, o que diminui os custos para a saúde coletiva. Além disso, pode-se notar com os dados coletados que existem benefícios em utilizar o procedimento de simpatectomia lombar videocirurgica para o prognóstico do paciente, pois há uma menor taxa de mortalidade, quando comparada com a simpatectomia lombar aberta. Sendo assim, a simpatectomia lombar videocirurgica é uma alternativa viável com enormes potenciais benéficos para o paciente e para o sistema de saúde. Ademais, é mister que sejam feitos outros trabalhos abordando os fatores que afetam os custos envolvidos para o hospital e, consequentemente, para saúde coletiva com o fito de esclarecer melhor esse tema.
Área
CIRURGIA TORÁCICA
Instituições
Universiade de Fortaleza - UNIFOR - Ceará - Brasil
Autores
Heron Kairo Sabóia Sant'Anna Lima, Lucas Nunes Ferreira Andrade, Lara Poti Nobre, Aprigio Sant'Anna Lima Neto